Atribuidos os Prémios Ciências do Desporto 2018

Os Prémios Ciências do Desporto 2018, numa parceria entre Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Fundação Millennium BCP e ainda com o apoio da Revista Visão, foram entregues ontem, quarta-feira, no Centro Cultural de Belém, distinguindo trabalhos nas categorias de Fisiologia e Biomecânica do Desporto; Economia, Direito e Gestão do Desporto; e História e Sociologia do Desporto.

Comité Olimpico de Portugal
Prémios Ciências do Desporto 2018 - ©Aldrabiscas

Ao todo foram recebidas 32 candidaturas, analisadas e avaliadas pelo júri presidido por João Paulo Villas-Boas, vogal da Comissão Executiva do COP.

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, destacou na abertura da cerimónia o significado dos Prémios Ciências do Desporto, por se situarem numa “área de enorme défice de reconhecimento social”, explicando que o que se pretende é estimular e motivar  os investigadores, realçando a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.

O 1º premio, distinguiu um trabalho de investigação sobre a Geração de Ouro do futebol português com o prémio Ciências do Desporto, inserido na História de Sociologia do Desporto, da autoria de Hugo Sarmento, Teresa Anguera, António Pereira e Duarte Araújo.

Este trabalho analisou a origem do sucesso daquela geração, destacando dois importantes fatores: o talento dos jogadores e o trabalho inovador e revolucionário de Carlos Queiroz, que levou essa geração a conquistar por duas vezes o título mundial de sub-20, na Arábia Saudita, em 1989, e em Lisboa, no ano de 1991.

Na categoria Economia, Direito e Gestão do Desporto, o trabalho vencedor foi dedicado ao tema “Adesão à prática e retenção de clientes em ginásios: fatores preditivos da manutenção do comportamento ao longo do tempo” da autoria de Luís Cid, Diogo Teixeira, João Moutão, Diogo Monteiro.

Júlio Alejandro Henriques da Costa, João Brito, Fábio Nakamura, foram os autores do trabalho premiado na categoria de Fisiologia e Biomecânica do Desporto, que investigou os padrões do sono e atividade autonómica cardíaca noturna após treinos e jogos realizados a diferentes horas do dia em futebolistas femininas.

A cerimónia, que teve lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, contou ainda com a presença de Rui Costa, investigador principal da Fundação Champalimaud, presidente da American Portuguese Biomedical Research Fund e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências,  que deu uma conferência intitulada “Aprender a Agir”, explicitando a influência que o cérebro pode ter no desenvolvimento da atividade física.

Rui Costa explicou que “O nosso cérebro pode aprender e controlar mais ações do que o corpo permite”, argumentou, tendo sublinhado a importância do treino: “A execução de movimentos muito treinados fica menos dependente da dopamina”, uma  substância química neurotransmissora e estimuladora do sistema nervoso central. “Nós fazemos em função da consequência e queremos voltar a ativar os neurónios que nos permitiram fazer uma primeira vez.”

Tambem o presidente da Fundação Millennium bcp, António Monteiro, sublinhou a importância do número de trabalhos submetidos a concurso e de investigadores envolvidos,  ter sido elevado, realçando o papel assumido pelo COP: “Tem sido um dos motores da presença cada vez mais marcante de Portugal no desporto.”

Durante a cerimónia foi ainda anunciada a parceria com o Journal of Human Sport & Exercise para a publicação de trabalhos premiados no âmbito dos Prémios Ciências do Desporto.

 

Lista dos vencedores:

FISIOLOGIA E BIOMECÂNICA DO DESPORTO

1.º Prémio

Padrões do sono e atividade autonómica cardíaca noturna após treinos e jogos realizados a diferentes horas do dia em futebolistas femininas

Autores: Júlio Alejandro Henriques da Costa, João Brito, Fábio Nakamura

 

Menção honrosa

Será a morfologia da aponevrose proximal da longa porção do bicípete femoral um fator de risco para a rotura muscular?

Autores: Sandro R. Freitas, Filipe Abrantes, Vasco Mascarenhas, Maurício Cerda, Raúl Oliveira, Bruno Mendes, Telmo Firmino, João Vaz

 

Menção honrosa

Atletas master e inflamação: efeitos do treino ao longo da vida

Autores: Ana Maria Miranda Botelho Teixeira, Luciele Guerra Minuzzi, Luís Manuel Pinto Lopes Rama

 

 

ECONOMIA, DIREITO E GESTÃO DO DESPORTO

1.º prémio

Adesão à Prática e Retenção de Clientes em Ginásios: Fatores Preditivos da Manutenção do Comportamento ao Longo do Tempo

Autores: Luís Cid, Diogo Teixeira, João Moutão, Diogo Monteiro

 

Menção honrosa

Perfil de Consumo de Suplementos Alimentares pelos Praticantes de Ginásio e Fatores que Influenciam a sua Utilização.

Autoras: Dina Alexandra Marques Miragaia, Sofia Daniela Silva Gomes

 

Menção honrosa

Arbitragem Laboral Desportiva em Portugal: Um Jogo de Espelhos?

 

Autora: Daniela Mirante

 

HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO DESPORTO

1.º prémio

“Geração de Ouro” do Futebol Português: Contributos para uma explicação do seu sucesso

Autores: Hugo Sarmento, M. Teresa Anguera, Antonino Pereira, Duarte Araújo

 

Menção honrosa

Dimensão Educativa do Olimpismo: Revisão Sistemática da Literatura

Autoras: Cláudia Santos, Elsa Pereira, Margarida Mascarenhas

 

Menção honrosa

O Impacto do Dia Paralímpico nos Participantes dos Eventos de Caldas da Rainha e Évora

Autora: Luísa Paula Anacleto