A Feira do Fumeiro de Baião está de regresso

O certame arranca esta sexta-feira, dia 8 de março, e até domingo, dia 10, promete deixar rendidos os mais exigentes apreciadores da boa qualidade e sabor.

Baião
Feira do Fumeiro de Baião - ®DR

 

O festival é o maior do distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa dedicado a estas iguarias tradicionais e 14 anos depois continua a surpreender e a conquistar elogios de visitantes de todo o mundo.

A organização é da Câmara Municipal de Baião que continua a exigir aos produtores de fumeiro elevados níveis de qualidade porque é, precisamente, a qualidade a referência deste certame. Prova disso é a excelência do fumeiro baionense, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas. A mesma exigência mantem-se para os vinhos e para os restantes produtos tradicionais.

A abertura acontece a 8 de março, às 18h30. Nesta edição, que ocorrerá numa tenda coberta e aquecida, totalmente confortável, com cerca de 2000 metros quadrados, vão estar representados cerca de 45 produtores locais. Ali, os visitantes poderão deliciar-se com carnes e legumes de grande qualidade e pratos confecionados à boa maneira tradicional. A tenda terá ligação à internet, por wireless, de forma permanente e gratuita.

O Cozido à Portuguesa será servido em 3 restaurantes que estão preparados para receber cerca de 450 pessoas em simultâneo. Para além deste prato pode degustar-se, também, o Arroz de Moira com Grelos, uma iguaria majestosa da região, ou os tradicionais ovos com salpicão.

O fumeiro merece, contudo, o título de “rei” do evento, estando disponíveis diferentes variedades, desde o salpicão, ao presunto, à linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.

Mas haverá mais para descobrir: os vinhos da casta Avesso terão a sua zona de promoção e prova. Ao todo, estarão disponíveis cerca de 35 variedades deste néctar único no mundo, pelo seu aroma frutado, baixo teor de acidez e graduação alcoólica quanto baste.

E estarão, ainda, presentes diversos produtores de doçaria regional – incluindo o apreciado Biscoito da Teixeira -, os citrinos da Pala, a broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, queijos, amêndoas ou frutos silvestres. Paladares e aromas mais do que suficientes para atrair os visitantes ao concelho “mais verde” do distrito do Porto.

A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos e grupos de bombos.

No sábado, dia 9, a Feira do Fumeiro irá receber a visita do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Pedro Matos Fernandes. O governante irá conhecer as potencialidades promovidas pelo evento, bem como o seu impacto no tecido económico local. O mesmo acontecerá com o executivo da Câmara de Cormeilles in Parisis, a vila francesa com quem Baião se geminou em 2018 e com quem tem trabalhado com o objetivo de unir sinergias culturais e turísticas, que estará em Portugal para visitar, propositadamente, o evento.

Destaque, ainda, para sábado à noite, com a atuação de Cláudia Martins, acompanhada pelos Minhotos Marotos, onde se espera uma noite carregada de gargalhadas.

Em paralelo ao evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira Stock Off,com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

 

Programa do evento:

DIA 8 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

18h30 – Abertura oficial com o Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião

20h00 – Atuação do Grupo de Concertinas e Bombos de Santiago de Queimada

22h00 – Atuação da Banda Marcial de Ancede

 

DIA 9 DE MARÇO (SÁBADO)

10h00 – Abertura da Feira

12h00 – Atuação do Grupo Arribamonte

14h30 – Atuação das escolas de dança

– Escola de Dança Byondance

– Escola de Dança Liliana Castro

20h00 – Atuação do Grupo de Concertinas Monteiros do Lameirão

22h30 – Espetáculo Musical com Cláudia Martins (Minhotos Marotos)

 

DIA 10 DE MARÇO (DOMINGO)

10h00 – Abertura da Feira

12h00 – Atuação do Grupo de Concertinas Joaquim Nogueira

14h00 – Festival de Folclore

– Rancho Folclórico de Baião

– Rancho Folclórico As Ceifeiras de Valadares

– Rancho Folclórico da A. C. R. Santa Cruz do Douro

14h30 – Programa: “A Nossa Terra em Festa” (TV online)

15h00 – Sorteio Compre em Baião (AEB)

16h00 – Continuação do programa “A Nossa Terra em Festa” com atuação de vários artistas

 

 

Fonte: CMB