“MÚSICA A NORTE” TEM INICIO MARCADO PARA DIA 9 DE MARÇO, EM SÃO VICENTE

No próximo sábado, dia 9 de março, pelas 20.00 horas, na Igreja Matriz de São Vicente, terá lugar o primeiro dos quatro Concertos que integram o Ciclo de Música Barroca "Música a Norte".

Funchal, São Vicente
“MÚSICA A NORTE” - ®DR

 

A iniciativa que se realiza pela primeira vez na Região, está integrada nas Comemorações alusivas aos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.

O evento que cumpre, simultaneamente, vários objetivos, dando a conhecer um dos períodos mais notáveis e ricos da história da música – desde o séc. XVII ao XVIII – e descentralizando o acesso e a fruição deste tipo de oferta aos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana, tendo por base uma programação de excelência que se espera partilhada entre residentes e turistas.

Atendendo à qualidade e singularidade dos seus conteúdos, este Ciclo de Música Barroca «preenche os objetivos a que nos propomos através das Comemorações dos 600 Anos, quer do ponto de vista da promoção dos nossos bens e ativos culturais e do nosso património cultural móvel e imóvel, quer ao nível da maior e necessária valorização da Madeira no seu todo», sublinha, a este propósito, a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, salientando que estas ações devem servir para «reforçar a oferta cultural junto da população mas, também, para potenciar a captação de novos fluxos turísticos».

Refira-se, por fim, que o nome “Música a Norte” decorre da circunstância de todo este evento ser apresentado na Costa Norte da Madeira. É nos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana que terá lugar um programa centrado sobre a música sacra, na época da Quaresma, privilegiando obras que foram compostas para este período. Entre outras, poderão ser ouvidas obras de grandes compositores internacionais, como o Stabat Mater de Pergolesi, apresentado junto com um Salve Regina de Alessandro Scarlatti, interpretadas pela Orquestra Barroca de Mateus, que se apresenta pela primeira vez na Madeira e em instrumentos de época.

 

Programa:

IGREJA MATRIZ DE SÃO VICENTE

DIA 9 DE MARÇO (sábado) 20:00

“In Festo S. Vicentii – Música para São Vicente”

POLYPHONOS

 

IGREJA MATRIZ DO PORTO MONIZ

DIA 16 DE MARÇO (sábado) 20:00

“Barroco Católico e Protestante”

GRUPO VOCAL OLISIPO

 

IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE PONTA DELGADA

DIA 24 DE MARÇO (Domingo) 16:30

“Fé, devoção e poética musical no barroco do séc. XVIII”

FUNCHAL BAROQUE ENSEMBLE

SOLISTA: CARLA MONIZ

 

IGREJA MATRIZ DE SÃO JORGE

DIA 31 DE MARÇO (domingo) 18:00

“Stabat Mater de Pergolesi”

ORQUESTRA BARROCA DE MATEUS

SOLISTAS: MARIANA CASTELO BRANCO / ARTHUR