Palcos de Santiago do Cacém recebem Festival Internacional de Teatro do Alentejo

A 5.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo- FITA decorre de 14 a 24 de março, com espetáculos em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.

Santiago do Cacém
Festival Internacional de Teatro do Alentejo - ®DR

 

A Câmara Municipal é parceira do FITA, considerado o maior Festival de Teatro em Portugal pela área geográfica em que intervém, todo o Alentejo, sendo o único evento transversal a toda a região e que conta com as parcerias de 10 Municípios, do Alto ao Baixo Alentejo. O FITA assume-se como um dos mais prestigiados festivais portugueses, ganhando também relevo a nível internacional ao ser um dos representantes de Portugal em duas importantes redes de festivais, a REDELAE e a CLT duas iniciativas que representam 50 festivais ibero-americanos.

O cartaz do FITA para o Concelho de Santiago do Cacém inclui espetáculos em Vila Nova de Santo André, no dia 14 de março, a companhia Folha de Medronho e Lendias d’Encantar (JTO Bissau – Guiné – Portugal) apresenta a peça Kangalutas, a partir das 21h30 no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM).

Vila Nova de Santo André
Kangalutas – ®DR

Num espetáculo dirigido às escolas, a Ilha do Desamanhã pela Companhia Certa do Varazim (Portugal) sobe ao palco no dia 20 de março em duas atuações, pelas 10h30 e 14h30, no auditório da ESPAM.

 auditório da ESPAM
Ilha do Desamanhã – ®DR

O FITA apresenta no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, a peça Aqueles Dois, no dia 24 de março pelas 16h00, pela Companhia Luna Lunera (Brasil).

Santiago do Cacém
Aqueles Dois – ®DR

A entrada para todos os espetáculos é gratuita.

O FITA, para além de ser um “mero” conjunto de apresentações teatrais, é já uma referência para todos os que têm as artes cénicas, em particular o teatro, como forma de vida e como justificação válida para a afirmação cultural de um país.

 

 

onte: CMSC