29ª Meia Maratona de Lisboa: Sara Moreira e Hermano Ferreira foram os melhores portugueses

O etíope Mosinet Geremew e a queniana Vivian Jepkemoi Cheruiyot foram os grandes vencedores da 29 ª meia maratona de Lisboa.

Meia Maratona de Lisboa
29ª Meia Maratona de Lisboa - ©Aldrabiscas

O etíope Mosinet Geremew venceu hoje a 29.ª edição da meia maratona de Lisboa, com o tempo de 59:36 minutos, classificando-se à frente do seu compatriota Berehanu Tsegu, com o tempo de 59.39 minutos, e do queniano Isaac Temoi, que bateu o seu recorde pessoal (59.43).

Mosinet Geremew, mostrou-se satisfeito com o resultado afirmando que esta prova foi uma boa preparação, para outras competições importantes que vai disputar em breve,

Na prova feminina a vencedora foi VivianJepkemoi Cheruiyot, 1:06.34 horas, impondo-se à etíope Zeineba Yimer (1:08.06) e à sua compatriota Sandra Tuei Felis (1:08.13), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Viviane, correu quase todo o percurso sozinha, batendo o seu record pessoal apesar do vento que se fez sentir. À chegada declarou que se tinha preparado para bater o seu record pessoal e que estava muito feliz por o ter conseguido. “Espero estar cá na próxima edição”, afirmou a atleta queniana.

O melhor atleta masculino português, foi Hermano Ferreira, atleta do Casaense, com o tempo de 1:05.727 horas (27.º lugar da classificação geral).

O atleta assumiu que foi uma prova difícil, depois de ter perdido a avó, mas mostrou-se satisfeito com o resultado conseguido.

“Senti-me bem, mas tive um dia difícil depois de ontem [no sábado] a minha avó ter falecido. Tive de ter mais força, ainda para mais num percurso com condições muito difíceis por causa do vento. Fiz um bom resultado, estou contente por ser o melhor português, mas claro que queria outra marca”, declarou Hermano Ferreira.

Já Sara Moreira, que voltou a ser a melhor portuguesa em prova, com o sexto lugar na geral, com 1:12.09, afirmou que “Já consegui aqui excelentes resultados e este foi mais um desses dias. O objetivo foi cumprido e as sensações foram muito boas. Estou muito satisfeita pelo resultado. Não é o que estou a valer, mas o vento contra não ajudou ao resultado final”, concluiu.

Na conferencia de imprensa, que habitualmente se realiza, após a cerimónia do podium, Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova, lamentou que o vento que se fez sentir em Lisboa esta manhã, tivesse impedido que fossem batidos recordes, embora reconhecendo que “Foi uma excelente corrida, mas abaixo das nossas expetativas, pois pretendíamos bater o recorde do mundo. Ainda assim, assistimos a um grande tempo na corrida feminina, de uma atleta que correu praticamente sozinha todo o percurso e que bateu largamente o seu recorde da meia maratona e que se tivesse uma lebre quem sabe o que teria acontecido”, sublinhou o presidente do Maratona.

O Secretario de Estado do Ambiente, congratulou-se com o facto de a organização da prova “Ter colocado como uma das prioridades a recolha das garrafas das bebidas que vão sendo consumidas ao logo da prova e isso é também um bom sinal para o mundo, um sinal do respeito que temos pelos valores ambientais, que espero se transmita para outros organizadores, este bom exemplo” referiu Carlos Martins.

Igualmente presente esteve o Secretario de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, que salientou o facto de que “O desporto pode ser um instrumento de formação e de valorização de alguns aspetos que são fundamentais na nossa sociedade. Desta vez e muito bem a dar o exemplo, com esta preocupação na sustentabilidade ambiental e, portanto, queria cumprimentar particularmente o Carlos Moia, por esta iniciativa de juntar o desporto ao ambiente e saudar uma vez mais esta grande organização”.

Partilhando a mesma a partida da Meia Maratona de Lisboa na Ponte 25 de Abril, correu-se também Mini Maratona Vodafone.

Com uma distância de 7,2Km, é uma corrida que junta atletas e curiosos que têm a oportunidade de participar numa prova de atletismo oficial e atravessar a ponte 25 de Abril a pé, num ambiente de descontração e convívio único com milhares de pessoas oriundas de todos os extratos sociais, crenças e origem.

A EDP Meia Maratona de Lisboa é a maior prova de atletismo de Portugal, reunindo anualmente mais de 35.000 participantes, incluindo milhares de atletas estrangeiros.

Detentora do record do mundo da distância (21km), com o tempo de 00:58:23, a EDP Meia Maratona de Lisboa acolhe todos os anos um número alargado de atletas profissionais de topo que procuram bater o record obtido.

 

___________

Créditos fotográficos: José Carvalho; Bruno Taveira; ©Aldrabiscas