“O Futuro da Mobilidade Urbana”: Lisboa quer chegar aos 130 lugares para estacionamento de veículos de carsharing

Benfica, Olivais e Bairro da Cruz Vermelha são os novos bairros de Lisboa a contar com o serviço de carsharing elétrico da emov. Por seu turno, a autarquia de Lisboa quer chegar aos 130 lugares para estacionamento de veículos de carsharing.

O Futuro da Mobilidade Urbana
O Futuro da Mobilidade Urbana - ©Aldrabiscas

 

Decorreu esta sexta-feira o evento  “O Futuro da Mobilidade Urbana” promovido pela emov, a primeira empresa de carsharing com uma flota 100% elétrica a atuar em Portugal. Na ocasião, o Vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, anunciou a aprovação de mais novos 40 lugares de estacionamento exclusivos para car sharing, adiantando que estão também em estudo 60 novos lugares. O objetivo da autarquia lisboeta é o de chegar, em breve, a 130 lugares de estacionamento para veículos partilhados.

«Queremos reduzir a dependência do veículo automóvel. Lisboa tem uma aposta inequívoca nos modos partilhados», referiu o vereador. Para Miguel Gaspar é fundamental «trazer melhor qualidade de vida para as pessoas».

Com a realização deste evento, Ignacio Román, Diretor Geral da emov Espanha e Portugal, explicou que a emov pretendeu colocar na ordem do dia a discussão sobre o futuro da mobilidade, bem como o contributo das empresas que fazem parte deste novo ecossistema de partilha.

«A colaboração público-privada é essencial para sustentar o progresso e todos os atores deste setor devem ter a missão de otimizar, todos os dias, os seus serviços para melhorar a intermodalidade, completando assim a gama de possibilidades presentes nas cidades», acrescentou. Para Ignacio Román, chegou a altura de «inverter a tendência errada que durante décadas nos levou a planificar os centros urbanos com outro foco que não os seus habitantes».

O evento reuniu alguns dos mais importantes players da mobilidade em Lisboa, tendo contado ainda com a participação de oradores da PSA GROUP, eCooltra, EDP, Emel, Free2Move e Lime.

A emov, assinalando o evento, estará até ao final do mês, com uma promoção de inscrição gratuita e oferta de uma semana grátis para experimentar o serviço. Mais informação disponível aqui.