Lisboa vence o prémio da Semana Europeia da Mobilidade (EMW) 2018

Lisboa é a cidade vencedora do prémio da Semana Europeia da Mobilidade – SEM (European Mobility Week Awards) 2018, na sequência do anúncio feito pelo júri da Comissão Europeia, quinta-feira (21), em Bruxelas.

Semana Europeia da Mobilidade (EMW) 2018
Lisboa vence o prémio da Semana Europeia da Mobilidade (EMW) 2018 - ®DR

 

Este prémio, que distingue cidades com mais de 50 000 habitantes, foi entregue ao vereador da Mobilidade e Segurança da autarquia de Lisboa, Miguel Gaspar, que representou o município de Lisboa na cerimónia. “Temos um compromisso com as gerações futuras de lhes deixar um mundo melhor. Os nossos objetivos ambientais são claros e ambiciosos mas para isso precisamos de uma revolução na mobilidade”, referiu. “Este prémio vai motivar-nos a fazer mais e melhor.”

Após ter sido eleita cidade finalista, no passado dia 26 de fevereiro de 2019, juntamente com as cidades de Gdynia (Polónia) e Palma (Espanha), foi oficialmente reconhecido o mérito à Câmara Municipal de Lisboa pelo seu empenho em prol do ambiente e da mobilidade sustentável na edição 2018 da SEM, que decorre anualmente de 16 a 22 de setembro.

O júri da Comissão Europeia reconheceu a forte visão de Lisboa para promoção de uma cultura de mobilidade sustentável e o esforço de comunicação dinamizado pelo Município, em colaboração com os vários parceiros ligados aos transportes, para mudar o paradigma da mobilidade na cidade e consciencializar os cidadãos para a utilização de modos de transporte alternativos ao automóvel particular, melhorando a qualidade de vida na capital.