A Nissan e.dams quis e conquistou primeiro pódio na Fórmula E

A Nissan alcançou a sua primeira presença no pódio no campeonato totalmente elétrico de circuitos urbanos de Fórmula E ABB FIA, com a conquista do segundo lugar por parte do piloto britânico Oliver Rowland no e-Prix de Sanya, na China.

Nissan
Nissan Formula E - Sanya EPrix Race - ®DR

Rowland partiu na pole e liderou as primeiras 18 voltas da prova rumo àquela que seria a primeira presença do piloto e da Nissan no pódio do campeonato.

A equipa Nissan e.dams registou a sua melhor classificação pontual da temporada já que Sebastien Buemi, colega de equipa de Rowland, conseguiu alcançar a sexta posição apesar de ter arrancado no final da grelha de partida.

Este fim de semana na China foi a segunda vez que a Nissan colocou dois automóveis na sessão de Super Pole. O fabricante japonês tornou-se também o primeiro participante a pontuar duas pole positions na quinta temporada da Fórmula E. Sebastien Buemi tinha já alcançado o primeiro lugar da grelha na qualificação em Santiago.

Este resultado marca a estreia no pódio para a Nissan que decidiu participar no campeonato esta temporada para demonstrar a faceta de desempenho da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca para a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

No início do dia a Nissan liderou ambas as sessões de treino, Rowland foi o mais rápido na primeira sessão de treino e Buemi conseguiu os seus melhores tempos na segunda.

Buemi foi também o mais rápido nas sessões do seu grupo de qualificação e Rowland foi o mais rápido na geral na sessão da Super Pole que decidia as seis primeiras posições iniciais.

Um período de advertência no final da prova seguido de uma bandeira vermelha deu a Rowland uma última oportunidade para atacar o vencedor Jean-Eric Vergne. Embora o piloto britânico não tenha conseguido recuperar a primeira posição, foi capaz de suportar a pressão dos que o perseguiam quando o circuito foi libertado para o sprint final de 10 minutos até ao fim da corrida.

O ataque de Buemi começou na pit lane após um incidente na Super Pole. O piloto suíço embateu na barreira durante a sua prova na Super Pole e subsequentemente teve de abdicar da sua posição inicial em quinto lugar devido à retenção do automóvel em parque fechado por parte dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo.

O atraso obrigou Buemi a iniciar a prova a partir da recta das boxes, o que não impediu o piloto de iniciar um ataque implacável ao grupo, recuperando 16 posições ao longo dos 45 minutos da prova. Contudo, após a prova o piloto recebeu uma penalização de 10 segundos por contacto, o que o relegou para a oitava posição.

«Estivemos muito perto de triunfar nas últimas provas portanto alcançar a primeira presença no pódio para a Nissan foi muito recompensador para a equipa», afirmou Michael Carcamo, Diretor da Nissan Global Motorsports. «Esta temporada, seis pilotos diferentes já conseguiram a pole position e seis pilotos diferentes já venceram provas até ao momento, a Fórmula E é inquestionavelmente um dos campeonatos mais competitivos do mundo».

«Agora que alcançámos a nossa primeira presença no pódio vamos concentrar-nos em atingir o patamar mais elevado desse pódio. Sabemos que se trata de um grande desafio», continuou Michael. «A equipa Nissan e.dams foi rápida este fim de semana, e o Oliver e o Sebastien fizeram um excelente trabalho. Mas as outras equipas também estão focadas em alcançar o sucesso, portanto vamos ter de nos superar novamente em Roma, daqui a três semanas».

Jean-Paul Driot, fundador da Nissan e.dams, não poupou elogios a ambos os pilotos da equipa na prova de hoje na China.

«Naturalmente que estou muito orgulhoso do Oliver. Esta é a sua temporada de estreia e ele tem vindo a melhorar consistentemente a cada prova», afirmou Driot. «Hoje acumulámos muitos pontos mas é claro que queremos mais, o ritmo que o Sebastien impôs hoje também lhe permitiria discutir a vitória. A forma como recuperou posições foi impressionante e agora todos os elementos da equipa estão empolgados com o início das provas europeias do campeonato em Roma».