Canção da Lenda de Nª Sr.ª da Pegadinha na Igreja Românica de Bravães

Foi no magnífico Mosteiro de Bravães que na noite do passado sábado os músicos Mário Laginha e Augusto Canário apresentaram uma obra inspirada na mitologia do Alto Minho - a "Canção da Lenda de Nossa Senhora da Pegadinha" - uma obra composta por Laginha e letra de Canário e interpretada à capela, num concerto inédito, pelo conceituado grupo Capella Duriensis.

Igreja Românica de Bravães
Canção da Lenda de Nª Sr.ª da Pegadinha na Igreja Românica de Bravães - ®DR

 

Conhecidos internacionalmente pela qualidade da sua interpretação musical e pela divulgação deste repertório, o grupo Capella Duriensis, sob a direcção de Jonathan Ayerst, brindou ainda a vasta assistência com música vocal desde o período medieval até à actualidade.
Antes, porém, decorreu uma visita guiada à Igreja Românica de Bravães, um antigo mosteiro beneditino que desde 1910 é classificado como Monumento Nacional, sendo unanimemente reconhecido como obra-prima do românico português.
O evento aconteceu no âmbito do projeto “Sente a História”, iniciativa que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios.

 

 

Fonte: CMPB