‘Cerveira Saudável’: 12 atividades entre trilhos pedestres e caminhadas

A edição 2019 do ‘Cerveira Saudável’ integra 12 atividades entre trilhos pedestres e caminhadas desta feita alargadas à ‘Grande Rota do Cervo’ que percorre algumas das freguesias do concelho e o lançamento do percurso dos Caminhos de Santiago com destino a Finisterra.

Vila Nova de Cerveira
‘Cerveira Saudável’: 12 atividades entre trilhos pedestres e caminhadas - ®DR

 

Entre março e novembro, o Município de Vila Nova de Cerveira volta a dinamizar uma programação que conjuga o desporto com bem-estar e o convívio com a natureza. Em estreita parceria com algumas coletividades do concelho, o programa ‘Cerveira Saudável’ visa, ano após ano, consolidar a promoção de sessões monitorizadas de exercício físico transversal a todas as idades, possibilitando a experiência de conhecer ou revisitar locais com elevado interesse histórico-patrimonial e ambiental-paisagístico, dentro e fora do concelho.

Após o sucesso da realização dos Caminhos de Santiago, a pé e por etapas, entre Vila Nova de Cerveira e Santiago de Compostela ao longo de 2018, segue-se uma nova rota com destino a Fisterra/Finisterra. Dada a perspetiva de grande afluência, a iniciativa vai desenvolver-se em duas edições, entre maio e julho, cada uma com quatro etapas realizáveis em dois fins-de-semana. Organizada pela autarquia com o Clube Celtas do Minho, esta ação mantém disponibilidade de transporte do ponto de partida e respetivo regresso, com a seguinte calendarização:

                         1ª edição:                                              2º edição:

Dia 4 maio: 1.ª Etapa: Santiago – Negreira    Dia 18 maio: 1.ª Etapa: Santiago – Negreira

Dia 5 maio: 2ª Etapa: Negreira – Olveiroa      Dia 19 maio: 2ª Etapa: Negreira – Olveiroa

Dia 1 junho: 3.ª Etapa: Olveiroa – Muxia        Dia 6 julho: 3.ª Etapa: Olveiroa – Muxia

Dia 2 junho: 4ª Etapa: Muxia – Fisterra          Dia 7 julho: 4ª Etapa: Muxia – Fisterra

 

Uma outra novidade desta edição 2019 é a ‘Grande Rota do Cervo’, proposta mais votada na III edição do Orçamento Participativo (OP) de Vila Nova de Cerveira. O projeto propõe percursos circulares pelas freguesias mais do interior do concelho, promovendo a valorização cultural e patrimonial dos espaços rurais, através da potenciação do turismo de natureza. As três primeiras etapas decorrem no último domingo dos meses de maio, junho e setembro, propondo a ligação entre as freguesias de Cornes – Covas, Covas – Gondarém, e Gondarém – Cornes, respetivamente.

À semelhança dos anos anteriores, o programa só fica completo com organização da Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (dia 7 de abril), uma manhã para desfrutar da aprendizagem de danças de salão (dia 13 de outubro), dois trilhos de pequena rota (dia 31 de março pelos Moinhos de Candemil e a 24 de novembro o Trilho do Ribeiro de Mogos), e ainda uma caminhada ao longo de toda a extensão da Ecopista do rio Minho, ida e volta (dia 14 de julho).

A primeira atividade arrancou no passado domingo, 31 de março, e a última acontece no dia 24 de novembro, com interrupção durante o mês de agosto.

Todas as atividades do ‘Cerveira Saudável’ 2019 realizam-se aos sábados e/ou domingos, sendo solicitado aos interessados que efetuem aqui a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 251 70 80 71 ou pelo e-mail  [email protected]

Vila Nova de Cerveira
‘Cerveira Saudável’ – Programa – ®DR

 

 

 

Fonte: CMVNC