João Domingues dá que falar no Millenium Estoril Open

João Domingues, a grande surpresa do Open Estoril, foi afastado por Stefanos Tsitsipa, ao cabo de uma hora e 48 minutos, com parciais de 7-6 e 6-4.

João Domingues vs Stefanos
Estoril Open: João Domingues vs Stefanos Tsitsipa - ©Aldrabiscas

A defender o estatuto de primeiro cabeça de série do torneio, Tsitsipas enfrentou dura oposição, do tenista português, num jogo muito equilibrado, mesmo tratando-se dos primeiros quartos de final ao mais alto nível em toda a carreira do tenista luso. Domingues esteve à altura do desafio e tal como nos encontros anteriores, frente a Alex de Minaur — a melhor vitória da carreira em termos de ranking — e John Millman, entrou muito seguro, de tal forma que se colocou numa excelente posição para fechar o primeiro parcial.

Sem qualquer break durante os seis primeiros jogos, os dois jogadores mantiveram-se “taco a taco” até ao sétimo jogo, Tsitsipa, o número 10 do ranking ATP quebrou o serviço do português pela segunda vez no encontro. O fôlego ainda foi suficiente para João Domingues igualar o marcador por uma última vez, mas a vitória já não andava longe de Stefanos Tsitsipas, que em 1h48 fechou um encontro muito difícil, passando às meias finais.

João Domingues alcançou o melhor resultado da carreira, mas nem por isso estava satisfeito. “Tive demasiadas chances e não aproveitei, estou chateado com isso”, aponta o português, que retém como ponto de viragem do encontro o momento em que servia para fechar o primeiro set. “A 5-4, 30-0, falhei uma bola fácil. Ele tem mérito, mas tive o jogo na minha mão, dependia de mim”, analisou.

Apesar disso, o tenista natural de Oliveira de Azeméis fez um balanço positivo da participação no Millennium Estoril Open. “Estou satisfeito com o nível de jogo porque estou a conseguir pôr em prática o que treino. Tenho 70% de coisas positivas, mas ambiciono mais”, analisou, lembrando a linha ténue que separa os “top 200 dos top 100, 50 porque o “nível do circuito Challenger é muito competitivo”.

Sensivelmente duas horas depois foi a vez de Stefanos Tsitsipas falar aos jornalistas. O grego considerou a partida “muito difícil”, mas não ficou surpreendido. “Estava à espera de dificuldades. Sabia que ele ia complicar-me a vida em court. Não comecei muito bem o jogo, fui quebrado demasiado cedo, mas a maior experiência contra jogadores de topo acabou por fazer a diferença”, realçou o décimo melhor tenista do ranking.

Este foi o terceiro duelo entre os dois jogadores e Tsitsipas encontrou evolução no jogo de João Domingues. “Acho que ele melhorou muito desde aí. Está rápido, responde bem, tem um bom serviço que sabe como colocá-lo mesmo não sendo o melhor do circuito. É um jogador diferente. Se continuar a trabalhar assim, com esta mentalidade, pode melhorar e poderemos ver bons resultados dele no futuro”.

O grego Tsitsipas, chega assim às meias finais como primeiro candidato ao título, defrontando hoje ao início da tarde o belga David Goffin, que saiu vencedor, frente ao tunisino Malek Jaziri.

Do segundo desafio da tarde, saiu vencedor o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que venceu com distinção o francês Gael Monfils, seguindo assim para as meias-finais do Millennium Estoril Open.

Davidovich Fokina vai defrontar Pablo Cuevas que defrontou e venceu Frances Tiafoe.

Na variante pares, os britânicos L. Bambridge/J.O’Mara, passaram à final, depois de vencerem os espanhóis Gerard Granollers/Marc Lopez.

Veja aqui o programa completo do Millenium Estoril Open