Sabores IN – Gastronomia e Vinhos | 9.ª edição

O evento “Sabores IN Gastronomia & Vinhos 2019”, organizado pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com várias entidades, está de regresso de 10 de maio a 9 de junho, durante cinco fins de semana, com um programa repleto de experiências únicas, enriquecedoras e memoráveis.

Felgueiras
Sabores IN - Gastronomia e Vinhos - ®DR

 

Às sextas-feiras, sábados e domingos, terá a oportunidade de experimentar, a preços promocionais, sabores incríveis nos restaurantes, bem como de usufruir do conforto do nosso alojamento com um desconto de 15%. Os preços dos menus (completos) nos restaurantes variam entre 12€ e 18€ por pessoa e os menus Kids são ainda mais atrativos (dos 0 a 5 anos são gratuitos e dos 6 aos 10 anos as crianças têm um desconto de 50%). O Cabrito, o Pão de Ló e as Cavacas de Margaride (doces nomeados para a fase de votação pelo público nas 7 Maravilhas Doces de Portugal) e os Vinhos de Felgueiras fazem parte da oferta de todos os restaurantes, mas encontrará muitas outras sugestões de tradição e inovação em que o “Bacalhau” e o “Espargo” são iguarias de eleição. Os bares aderentes proporcionam-lhe ‘Fins de tarde Verdes… com SABORES IN’ numa harmonização de Tapas & Vinho Verde.

O programa é muito sugestivo e diversificado. As experiências enogastronómicas incluem jantares vínicos/harmonizações de gastronomia & vinhos nos restaurantes Caffé Caffé, Mikas (aqui também uma noite de fados) e “O Primo Basílio” e noite de gala no restaurante Cimo de Vila. Nestas noites também não faltará animação. Porque se pretende dar a conhecer outros patrimónios, durante os cinco fins de semana, haverá visitas guiadas à Rota do Românico (Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro) e ao Roteiro de Turismo Empresarial de Felgueiras (Fábrica e Casa Museu do Pão de Ló de Margaride, Quinta da Lixa, Cooperativa de Felgueiras e Quinta da Palmirinha). As empresas de animação turística dedicam programas turísticos, para 1 dia, ao evento Sabores In: “Românico, Gastronomia e Tradição” (Ecorota) e “Roteiro Terra de Felgueiras” (Porto Outside). O programa “Sabores In” inclui também um interessante percurso pedestre “Feitoria das Levadas – Rota das Tradições”.

No âmbito da estratégia de inovação e de valorização das atividades empresariais e do turismo, o evento inclui dois seminários dedicados ao “Comércio Digital em Felgueiras” e “Boas Práticas para uma Restauração Sustentável”.

O programa integra uma atividade muito dedicada à família “Peddy Paper em Família com Sabores IN, no dia 18 de maio, nos Centros de Felgueiras Lixa e Barrosas, inserida no Plano Municipal para a Igualdade Não Discriminação #humanamenteiguais, com inscrição gratuita, mas obrigatória, até ao dia 16 de maio.

A iniciativa “Sabores IN Gastronomia & Vinhos” tem como principais objetivos: apoiar a qualificação de produtos e serviços da cadeia de valor do turismo e de outros setores que constituem a oferta turística de Felgueiras; robustecer o trabalho em rede dos agentes económicos; fomentar a parceria pela importância para acrescentar valor na estruturação da oferta, pela vantagem gerada pelo efeito sinérgico e pelo superior interesse da sustentabilidade; estimular a oferta integrada e a procura produtos endógenos que integram a oferta turística concelhia: pão de ló e cavacas de Margaride, vinhos verdes, espargos, kiwi e outros produtos de agricultura biodinâmica e biológica; impulsionar dinâmicas geradoras de fluxos de visitantes e turistas com ligação aos produtos: Rota do Românico e Roteiro de Turismo Empresarial de Felgueiras, privilegiando atividades culturais, empresariais e outras ligadas à natureza, atestando o que de melhor Felgueiras tem à mesa, apostando num esforço promocional, com foco na dinamização do tecido empresarial no quadro do desenvolvimento sustentável; fortalecer a qualidade e a vocação da oferta enogastronómica, visando potenciar e motivar a opção pela mesma por parte dos operadores turísticos e empresas de animação turística e a integração da gastronomia & vinhos de Felgueiras nos principais roteiros turísticos.

Poderá consultar aqui toda a informação disponível.

 

 

 

Fonte: CMF