3ª Edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas recebe milhares de visitantes em Samora Correia

Nos passados dias 17, 18 e 19 de maio celebrou-se a 3ª edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, em Samora Correia, Município de Benavente.

Benavente
3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO ARROZ CAROLINO - Caminhada - ®DR

 

A cerimónia de abertura aconteceu ao final de tarde da passada sexta-feira, contando com a presença de várias personalidades, como o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Pinto Coutinho, o representante da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, a Presidente da Assembleia Municipal de Benavente, Irina Batista, o Presidente do Conselho de Administração da ORIVARZEA,  António Madaleno, o Diretor da BENAGRO, Joaquim Cabeça,entre outras individualidades envolvidas na promoção da iniciativa.

Integrando diferentes áreas, o Festival apresentou um modelo multifacetado focado na gastronomia, nomeadamente numa tenda de grande dimensão designada como Praça do Arroz, onde se concentraram os showcookings, as degustações e as bancas do arroz, além de uma outra tenda destinada a exposição institucional, de artesanato. Contou-se com a presença de produtos regionais. Marcaram ainda presença neste certame quatro restaurantes: RESTAURANTE A COUDELARIA, RESTAURANTE O POT, RESTAURANTE CHICO DO PORTO e RESTAURANTE GRELHAD´ORO, no espaço destinado aos restaurantes. O evento contou também com uma Tertúlia de Chefs Ribatejanos. Como Fator diferenciador do evento, as Bancas do Arroz, disponibilizaram 15 Menus de Arroz Carolino, confecionados pela mão do Chef Luís Machado. Música e diversão também não faltaram, com os habituais concertos a animarem o público, com as atuações de Agir no dia 17, Amor Electro no dia 18 e Bárbara Bandeira no dia 19.

O Festival do Arroz Carolino das lezírias Ribatejanas contou ainda com espetáculos, e áreas lúdicas dedicadas exclusivamente aos mais pequenos. O evento foi de entrada gratuita, apostando na acessibilidade para todos os públicos, e destacou-se pela sua vertente eco friendly, com copos reutilizáveis – para o conceito re-fill – além de outros produtos equivalentes presentes no Kit “Arroz Carolino”, como uma pequena caçarola plástica, mas reutilizável, um garfo em madeira, apostando na disponibilização de ferramentas que minimizassem impactos ambientais negativos e que promovessem práticas amigas do ambiente.

O Festival pretende promover a afirmação da valorização e reconhecimento do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas como produto de excecional qualidade. Para além da importância do arroz carolino realce também para a importância do campino como um dos símbolos deste território, estando o município a preparar uma candidatura do Campino a Património Cultural e Imaterial da humanidade pela UNESCO.

De acordo com Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente “Estamos muito satisfeitos por mais um sucesso na 3ª edição do Festival do Arroz Carolino. O Projeto de Valorização do Arroz Carolino desta região da Lezíria Ribatejana, pretende conceder a visibilidade que o Arroz Carolino merece, atendendo à sua importância para a região, para a economia. Em mais uma edição deste certame fomos visitados por milhares de pessoas. Aproveito para deixar um sincero agradecimento a todos quantos estiveram envolvidos neste festival.”

 Além de todas as delícias gastronómicas e animações do Festival, a organização promoveu ainda a “Caminhada do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas” , que teve o percurso específico da rota das lezírias, uma distância total de cerca de 12 km de dificuldade acessível, que contou com mais de 1200 participantes.

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas é um evento gastronómico e cultural que se enquadra no projeto de promoção do Arroz Carolino, tendo como objetivo contribuir para a valorização e atratividade deste território no âmbito local, regional e nacional.