Douro, Minho, Porto e Trás-os-Montes em destaque na BTL de 2020

Douro, Minho, Porto e Trás-os-Montes – os quatro subdestinos da região do Porto e Norte vão estar em destaque na 32ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, agendada para os dias 11 a 15 de março de 2020.

Turismo do Porto e Norte de Portugal, BTL 2020
Douro, Minho, Porto e Trás-os-Montes em destaque na BTL de 2020-©Aldrabiscas_(Armando_Saldanha)

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), aproveitando o estatuto de destino nacional convidado, vai pela primeira vez, promover no mesmo espaço, quatro subdestinos, que terão assim visibilidade reforçada durante o evento.

A região do Porto e Norte estará presente na BTL 2020 com um stand de 1296 metros quadrados, estrategicamente instalado no Pavilhão 1 – principal acesso à feira, com elevado impacto a nível visual e estrutural.  Este espaço permitirá usufruir de uma implementação privilegiada numa perspetiva de inovação em termos de posicionamento da marca, afirmando-se como um elemento diferenciador de comunicação e imagem do Porto e Norte de Portugal enquanto destino turístico.

Para Luís Pedro Martins, presidente da TPNP “o convite da BTL ao Porto e Norte para ser destino nacional em destaque na sua edição de 2020 é o culminar de um excelente ano para esta região em termos de crescimento nos indicadores que medem o crescimento do turismo e mais um fator de motivação para todos os stakeholders públicos e privados que têm sido responsáveis pelos bons resultados alcançados em 2019”.

De acordo com Luis Pedro Martins, a região do Porto e Norte, foi aquela que até ao momento, registou maior crescimento da atividade turística em Portugal, reforçando o seu posicionamento no cenário nacional, numa demonstração de grande capacidade de atração e, de criação de condições necessárias para corresponder às necessidades e expectativas da procura turística.

Durante os cinco dias da BTL, a TPNP vai realizar ações enogastronómicas e promover os eventos mais diferenciadores do território do Porto e Norte, entre as inúmeras atividades previstas.

Dália Palma, Gestora da BTL, manifestou a sua satisfação por poder contar com esta região como destino nacional convidado. “Estamos particularmente satisfeitos por o Porto e Norte de Portugal voltar a ser destino nacional convidado da BTL. Tinham-no sido em 2011, um ano de viragem na Feira Internacional de Turismo e que a lançou num modelo de sucesso crescente que perdura até hoje”, acrescentando “Esta é uma parceria que trará a Lisboa o que de melhor, a região do Porto e Norte tem para oferecer em matéria do produto turístico gastronomia, de cultura, de negócios e de vinhos, sendo que um dos focos da 32ª edição da BTL é, precisamente, o Enoturismo” concluiu.

A Região do Porto e Norte, tem sido distinguida inúmeras vezes pelo seu património cultural e natural possuindo 25 sítios de área protegida, todos integrantes da Rede Natura 2000, num total de mais de 500 mil hectares.

Esta região orgulha-se dos seus cinco parques naturais, um parque nacional e três geoparques e dos cinco lugares classificados Património Mundial pela UNESCO: Centro Histórico do Porto (1996), Vale do Côa (1998), Centro Histórico de Guimarães (2001), Alto Douro Vinhateiro (2001) e Santuário do Bom Jesus de Braga (2001).

Um dos subdestinos em destaque será o Vale do Douro, classificado Património da Humanidade pela UNESCO desde 2001. Toda a região do Douro é um convite à descoberta. A sua oferta congrega a magnífica paisagem “cultural, viva e evolutiva”, e de grande riqueza cultural, monumental, histórica e paisagística.

O Minho, região com um património imenso, tradições culturais e gastronómicas, onde se podem encontrar santuários marianos, pontes medievais aldeias típicas, é destino de desporto aventura, boa comida e excelentes néctares da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, com destaque para a casta Alvarinho e é outro subdestino que vai estar representado na BTL.

Trás os Montes é o terceiro subdestino, um território único pela grandeza que se assume como uma das regiões mais belas de Portugal. Divido em Terra Quente e Terra Fria é, por excelência, um destino de natureza e de desportos ao ar livre. Por toda região vale a pena conhecer as barragens e albufeiras dos Parques Naturais e Áreas Protegidas, e ainda as aldeias perdidas no tempo, com tradições e festas populares sem igual no resto da Europa, onde se pode descobrir uma gastronomia com sabores únicos e onde os fumeiros ou enchidos são presença obrigatória, aliados aos vinhos da região.

Finalmente, a cidade do Porto, que possui uma próspera zona comercial, bairros de vivendas senhoriais e um centro histórico classificado Património da Humanidade. Cidade cosmopolita, de grande movimento, na Invicta respira-se cultura por toda a cidade – nas lojas, nos cafés e esplanadas, nos mercados, nos festivais de Verão e no S. João.

A Área Metropolitana do Porto é constituída por 17 cidades. Possui grande oferta de praias com ondas para a prática do surf, campos de golfe, dois casinos, uma marina e um porto para transatlânticos. Destacam-se, ainda, vários núcleos de Turismo Industrial, a Rota do Românico, museus, mosteiros seculares, castelos medievais, igrejas com traço de Nasoni e muitos edifícios de referência assinados por famosos arquitetos.