Hugo Mendes : “tudo isto é uma descoberta, um caminho novo”

Entrevistámos, em parceria com o TintoCão, Hugo Mendes para tentar ‘descobrir’ um pouco mais do enólogo com projeto próprio, apelidado de ‘Sr. Arinto’e empenhado em estudar e expressar todo o potencial das castas nativas portuguesas.

Hugo Mendes
Hugo Mendes : “tudo isto é uma descoberta, um caminho novo” - ®DR

Para Hugo Mendes “O valor do vinho está em trabalhar, estudar e fazer vinhos únicos com as nossas castas”, pelo que não se vê a trabalhar com castas internacionais até porque, “Eu posso fazer o melhor syrah mas dificilmente vou fazer o melhor do mundo”. Em contraponto “Um grande Arinto, Fernão Pires, Vital ou Castelão serão grandes vinhos e algo que é nosso”. Continuando, Hugo confessa a sua estupefação quando constata que “De manhã brigamos com os italianos e espanhóis pelo título do país com mais castas do mundo e depois, à tarde, andamos a arrancá-las para metermos castas francesas ou italianas”.

Acreditando que “O arinto é uma casta boa, amiga do agricultor” e “Bucelas ser uma região fabulosa com um potencial enorme” não vê razão para “haver vinho do ano” naquela região. Aqueles vinhos precisam de tempo para se revelarem. Por isso se considera “um corredor de fundo, um maratonista. Eu não procuro um resultado imediato. Gosto muito do trabalho de desenvolvimento e o vinho tem muito disso. Se queres fazer uma coisa séria tens de pensar que não estás a trabalhar para ti, tens de pensar que estás a trabalhar para quem vem depois de ti.”

Apesar de se considerar adepto do vinho em lotes, Hugo começou a produzir monovarietais. Contradição? “todos eles têm uma casta que eu não conheço e quero estudar” logo, “Eu para estudar isso tenho de estudar a evolução dela [casta] sozinha. Como no fim das fermentações esses vinhos têm características que acho interessantes para serem engarrafados sozinhos eu não tenho problemas em, nesta fase, os apresentar em monovarietais”, esclareceu Hugo Mendes.

Estes são alguns dos temas abordados na entrevista realizada pelo TintoCão em parceria com aNOTÍCIA.pt que poderá ver integralmente nas suas redes socias (Facebook e Youtube).

O próximo convidado será Mike Taylor, especialista em importação / exportação de vinhos e degustações guiadas, entre outras. O seu domínio dos vinhos portugueses atraiu donos de restaurantes, burocratas, editores de revistas e outros entusiastas do vinho com estrelas Michelin de todo o mundo.

A entrevista irá acontecer dia 6 de outubro, às 21 horas, com difusão direta e integral nos canais sociais do TintoCão e aNOTÍCIA.pt