No Dia Mundial do Pão a Cerealis sensibiliza para os seus benefícios na alimentação

Porque o pão é essencial à nossa alimentação, a Cerealis tomou a iniciativa de ser a primeira Moagem a promover o Dia Mundial do Pão, que se celebra no dia 16 de outubro.

Cerealis no Dia Mundial do Pão
No Dia Mundial do Pão a Cerealis sensibiliza para os seus benefícios na alimentação - ®DR

Com o objetivo de sensibilizar os consumidores para os benefícios do pão na sua dieta alimentar, a Cerealis tomou a iniciativa de ser a primeira Moagem a promover o Dia Mundial do Pão, celebrado desde o ano 2000 no dia 16 de outubro.

Os especialistas em nutrição e saúde, defendem que o pão é um alimento fundamental numa alimentação equilibrada e saudável. Este é um dos alimentos mais antigos e consumidos no mundo inteiro e Portugal não é exceção. O pão faz parte dos hábitos diários dos portugueses e ocupa um lugar de destaque na cultura e gastronomia do nosso país.

O Pão, que curiosamente, na linguística portuguesa e em sentido figurado, também significa “alimento essencial” ou “subsistência” é um dos alimentos que nunca falta na mesa dos portugueses, sendo uma excelente fonte de energia, por ser rico em fibras, vitaminas e minerais.

Este ano, a Cerealis volta a distribuir sacos de papel para o pão pelas padarias portuguesas. Serão mais de 320.000 sacos distribuídos com informação sobre a Roda dos Alimentos e as mais-valias do pão.

A esta iniciativa juntaram-se a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) reforçando as vantagens do consumo equilibrado de pão.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia estima que cerca de 80% das crianças e adolescentes consomem pão ao pequeno-almoço, estando este na base da Roda dos Alimentos. A FPC realça que “o pão é essencial para encontrar o equilíbrio de uma alimentação saudável”.

Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que “não é por acaso que se assinala na mesma data o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão”, explicando que “Este alimento é uma das principais bases da alimentação humana em praticamente todas as culturas do mundo. E se durante muitos anos existia o mito de que o pão engordava, hoje, quem pratica uma alimentação mais consciente, sabe que este alimento está cada vez mais saudável, com menos sal, menos gordura e podemos saboreá-lo sem culpa e em versões cada vez mais variadas e nutritivas”.

Neste Dia Mundial do Pão, a Cerealis dá também a conhecer oito boas razões para comer pão todos os dias:

  1. Fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo.
  2. Fonte de vitaminas e minerais.
  3. Rico em hidratos de carbono complexos, promovendo uma maior saciedade e energia para todo o dia.
  4. Preço acessível.
  5. Disponível a toda a população – grande nível de distribuição.
  6. Menor teor de sal em comparação com os seus substitutos.
  7. Grande variedade – do típico pão branco ao integral, a passar pelo pão de centeio, mistura ou especialidades regionais.
  8. Muito prático – pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento do dia.

aNOTÍCIA.pt