Natal em Reguengos com magia e animação

A magia do Natal leva a Reguengos música, fotografias com o Pai Natal, passeios de tuk-tuk, animação de rua e Mercado de Natal

Natal em Reguengos
Natal em Reguengos com magia e animação - ®DR

O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2022 o Natal em Reguengos. No primeiro dia de dezembro, pelas 11h30, será inaugurado na Porta da Vila o presépio com figuras em tamanho real em Monsaraz com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que vai percorrer as ruas da vila medieval ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no castelo.

Pelo vigésimo segundo ano consecutivo, Monsaraz recebe este projeto concebido pela escultora Teresa Martins, que apresenta 46 figuras da natividade em tamanho real. Até ao dia 6 de janeiro do próximo ano poderão ser apreciadas estas esculturas feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, com as caras e as mãos feitas em cerâmica e iluminadas durante a noite.

O Natal em Reguengos vai ter muitas atividades na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, local onde vai estar instalado a partir das 14h nos fins de semana até 19 de dezembro o Mercado de Natal, promovido pela Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz. O Pai Natal vai chegar no dia 4 de dezembro, às 15h, dirigindo-se depois para a Casa do Pai Natal na Praça da Liberdade para tirar fotografias com as crianças.

Neste dia, até às 17h30 haverá também passeios de tuk-tuk para as crianças, animação de rua com músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, dois insufláveis, dos quais um escorrega com sete metros de altura, tatuagens glitter e o cantinho da biblioteca, com histórias, jogos e desenhos para pintar. A Hora do Conto acontece pelas 16h e as crianças vão poder ouvir o conto “O Natal da Adelaide”, de Fabrice Lelarge.

Durante o Natal em Reguengos estarão instalados um presépio e uma Árvore de Natal na Praça de Santo António, que será decorada pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

No dia 5 de dezembro, os passeios de tuk-tuk para as crianças, as fotografias com o Pai Natal, a animação de rua com os insufláveis, as tatuagens glitter e o cantinho da biblioteca decorrem das 14h30 às 17h30 na Praça da Liberdade, assim como no dia 8 de dezembro e nos fins de semana até 19 de dezembro. A Hora do Conto será sempre às 16h e no dia 5 de dezembro será lido o livro “Baralhando histórias”, do italiano Gianni Rodari.

No dia 8 de dezembro, a partir das 9h decorre o Passeio Solidário de Natal, organizado pelo Clube de Cicloturismo de Reguengos de Monsaraz Trepadores da Planície, com o valor angariado em donativos a reverter para a aquisição de duas cadeiras de rodas para o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz. Neste dia, o livro “Agasalha-te bem”, de Fabrice Lelarge vai preencher a Hora do Conto.

No dia 11 de dezembro a Hora do Conto será com o livro “O Rudolfo é o maior”, de Jan Astley, Gaby Goldsack e Kath Jewitt, e no dia seguinte com o livro infantil “Perfeitamente normal”, de Tom Percival. Neste dia 12 de dezembro, a partir das 16h30, a animação de rua terá também a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense.

No dia 18 de dezembro, os músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vão tocar a partir das 16h30 na Praça da Liberdade e a Hora do Conto terá “O passeio mágico de trenó”, um livro de Jan Astley, Gaby Goldsack e Kath Jewitt. Neste dia, pelas 17h, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, decorre o Cante ao Menino com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e o Dueto de Guitarras de Évora, com José Farinha e João Macedo.

Em Reguengos de Monsaraz também vai haver Cante ao Menino, no dia 19 de dezembro, pelas 12h, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz que vai cantar na Praça de Santo António, saindo em desfile desde a Igreja Matriz. A partir das 17h realiza-se a primeira corrida de São Silvestre de Reguengos de Monsaraz, num percurso de 10 quilómetros de extensão com partida e chegada na Praça da Liberdade.

A organização é da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e as inscrições no valor de seis euros poderão ser efetuadas no site www.acorrer.pt. Neste dia terminam as atividades na Praça da Liberdade e a Hora do Conto será com o livro “A caracóis de ouro, os três ursos e a banheira”, de Isabel Stilwell e Marta Moser.

Nos dias 21 e 22 de dezembro a autarquia organiza a iniciativa O Pai Natal na Tua Aldeia. Nestes dias, entre as 14h e as 17h, o Pai Natal vai passar pelo centro de todas as localidades do concelho para receber as cartas das crianças.

A fechar a programação do Natal em Reguengos, no dia 5 de janeiro de 2022, pelas 19h, haverá o Cante de Reis pelas ruas de Monsaraz com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

aNOTÍCIA.pt