Miguel Oliveira encara com ambição a temporada de 2022, de MotoGP

A cerca de um mês do arranque da temporada de 2022, de MotoGP, a RED BULL KTM Factory Racing, apresentou a sua equipa oficial onde Miguel Oliveira é uma das estrelas.

Miguel Oliveira no MotoGP 2022
Miguel Oliveira encara com ambição a temporada de 2022, de MotoGP - ®DR

Na sexta temporada da KTM no MotoGP, a RED BULL KTM Factory Racing, apresentou a sua equipa oficial para 2022, onde Miguel Oliveira, Brad Binder, Raul Fernandez e Remy Gardner vão perseguir as vitórias e elevar a marca a um patamar superior.

A KTM enfrenta 2022 com quatro pilotos de fábrica e máquinas de fábrica graças à colaboração pelo quarto ano consecutivo com a Tech3 KTM Factory Racing Team. A equipa-satélite KTM Tech3 de Hervé Poncharal dispõe igualmente de duas motos de fábrica para a nova temporada, entregues aos estreantes Remy Gardner (23 anos e seis vitórias na carreira) e ao vice-campeão de 2021 Raul Fernandez (21 e 10 triunfos em duas classes).

Pelo segundo ano consecutivo Miguel Oliveira terá ao seu lado Brad Binder, o sul-africano que se cotou como o melhor piloto da Red Bull KTM Factory Racing em 2021, terminando a temporada em 6º lugar. Contudo o piloto português está em vantagem de resultados, com três vitórias e cinco pódios em MotoGP, frente às duas vitórias de Binder.

Miguel Oliveira que é naturalmente um dos destaques da equipa, encara com ambição a época de 2022 no MotoGP, a alta roda do motociclismo: “No ano passado, demos um grande passo em frente em quatro corridas, onde conquistei três pódios e uma vitória, o que foi muito bom. Depois, devido à lesão na segunda metade da temporada, as corridas ficaram muito difíceis: foi definitivamente uma curva de aprendizagem para mim. Faltou consistência e é claro que nesta temporada eu gostava de melhorar. Nunca é fácil chegar ao limite e ainda pensar em terminar a corrida. Eu diria que se conseguir marcar pontos em todos os GPs, no final do campeonato o resultado pode ser bem diferente. Assim, vamos procurar tirar o máximo do potencial, da moto, de toda a equipa, e esperar que isso se traduza em resultados.”

A “batalha” que se irá desenrolar entre Oliveira e Binder para mostrar serviço ao novo diretor de equipa, Francesco Guidotti, será interessante de seguir, e poderá permitir à Red Bull KTM Factory Racing capitalizar essa maior competitividade entre os dois pilotos, para obter melhores resultados no conjunto.

Binder (26 anos, 17 vitórias na carreira, duas no MotoGP) prepara-se para a sua terceira época de MotoGP, todas com Red Bull KTM Factory Racing. Miguel Oliveira (27, 15 vitórias na carreira e três na categoria rainha) entrou MotoGP um ano antes, mas atualmente é o mais prolífico do quarteto e tendo subido a cinco pódios em três campanhas, todas com a KTM RC16.

A Red Bull KTM Factory Racing dá também as boas-vindas a Francesco Guidotti, no cargo de Team Manager, onde o italiano irá supervisionar a segunda temporada consecutiva dos ex-companheiros de Moto3 e Moto2 Binder e Oliveira juntos na lista de pilotos. Guidotti trará sua antiga experiência e nuances na categoria para uma configuração refinada que se concentrará em resultados puros, com a equipe de testes da KTM – liderada por Dani Pedrosa e Mika Kallio – liderando o desenvolvimento da KTM RC16 longe dos Grandes Prêmios.

Francesco Guidotti afirma que “É sempre importante fazer melhor do que no ano anterior. Para fazer melhor temos de ser mais consistentes, mais resultados no top 5 e no pódio. Temos de desenvolver a moto para fazer os pilotos felizes, para lhes dar o feeling certo e confiança para chegar a estes resultados. Claro que a posição deles é importante pois têm de mostrar o potencial da moto e do projeto. Já venceram algumas corridas, por isso o potencial está lá”, sublinhou o responsável italiano da Red Bull KTM Factory Racing.

Todos os olhos estão postos no Circuito Internacional de Losail que se vai realizar no dia 6 de março, sendo o décimo sexto ano consecutivo que o Grande Prémio do Qatar vai abrir o Campeonato do Mundo de MotoGP.

2022 será a sexta temporada que a KTM está na grelha de MotoGP, e em Losail, em particular, que foi palco do primeiro MotoGP em tempo integral da marca em 2016. Desde então, a Red Bull KTM Factory Racing, destacou-se com cinco vitórias em Grandes Prêmios e 12 pódios em apenas meia década.

aNOTÍCIA.pt