‘Rede Interior’ leva Artes Performativas a sete municípios da Beira Interior

A 2ª edição do projeto ‘Rede Interior’ leva as Artes Performativas a sete municípios da Beira Interior, a partir de hoje (30), com espetáculos de companhias profissionais nacionais e internacionais.

Artes Performativas na Rede Interior
‘Rede Interior’ leva Artes Performativas a sete municípios da Beira Interior - ®DR

Arranca hoje, 30 de junho, na Covilhã, a segunda edição da Rede de Artes Performativas – Rede Interior – um Programa de Cultura em Rede desenvolvido pela ASTA. companhias profissionais nacionais e internacionais, vão promover o território, acrescentando valor pela via das artes às ofertas turísticas dos territórios, ao mesmo tempo que aproxima a cultura das comunidades, criando momentos de fruição cultural ao ar livre, em locais improváveis e mais próximos do público.

Ao ar livre, entre praças e jardins, cantos e recantos 14 espetáculos vão partir em itinerância, por 7 municípios. Com companhias profissionais nacionais e internacionais o verão promete trazer mais emoção e vida e dar a conhecer a alma e a identidade deste território.

A arte vai sair às ruas e dar um brilho especial ao património histórico e cultural dos municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia que, no total, vão receber 14 espetáculos de elevada qualidade.

A Rede de Artes Performativas – Rede Interior – estreia hoje, 30 de junho, na Covilhã, com o espetáculo Raíz, pelo Circo Caótico. O espetáculo está marcado para as 21h, na Praça do Município. No dia seguinte, 1 de julho, no mesmo local, pelas 19h00 será apresentado o espetáculo da companhia Edu Manazas Circo denominado Fuera de Stock.

O festival continua em Gouveia, com apresentação no Anfiteatro da Cerca de Marilelas, da companhia CIA. Marioli e Raíz, do Circo Caótico. Os espetáculos acontecem no dia 23 de junho, às 21h30 e 24 de junho, às 18h00, respetivamente.

A 5 agosto, no Largo do Calvário, no Fundão, a população pode assistir ao espetáculo “Por um Fio”, pelo grupo Erva Daninha. No dia seguinte (6), o palco transfere-se para o Largo da Igreja que recebe, às 23h00, o espetáculo “Raíz”.

“Por um Fio” e “Raíz”, voltam a atuar dia 12 e 13 de agosto, desta vez no Parque da Várzea, em Manteigas.

“Máquina de Encarnar”, dia 3 de setembro e “Raíz” a 4 de setembro, são as propostas culturais para Belmonte. As duas apresentações vão ocorrer no Castelo, a primeira às 21h30, e a segunda às 17h00.

Fornos de Algodres recebe o espetáculo “Raíz” a 16 de setembro, pelas 21h30, na Câmara Municipal e no dia seguinte, à mesma hora é apresentado “Máquina de Encarnar”, no Largo da Misericórdia.

O festival encerra em Seia, a 26 de setembro, com dois espetáculos: Erva Daninha apresenta E-NXada, às 14h30, na Escola Abranches Ferrão e La Gata Japonesa apresenta Los Viajes de Bowa, no Centro Escolar de São Romão.

O Projeto Rede Interior tem como entidade líder executora a ASTA – Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras não executoras, os Municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia.

O Projeto é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

aNOTÍCIA.pt