BTL CULTURAL | A GRANDE NOVIDADE DA 31ª EDIÇÃO DA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Um dos maiores destaques da 31ª edição da BTL é a BTL CULTURAL, um espaço que tal como o nome indica, é dedicado à CULTURA e à divulgação dos agentes culturais enquanto promotores do setor turístico. BTL CULTURAL - where culture meets tourism.

BTL
BTL CULTURAL - ®DR

 

Esta área da BTL estará localizada no pavilhão 2 e irá permitir uma experiência imersiva ao panorama e agentes culturais do nosso país. Desenvolvida em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, uma das instituições mais importantes da cultura em Portugal, a BTL posiciona-se este ano como uma feira mais abrangente, alargando setores e propostas para os diferentes tipos de público.

A BTL Cultural apresenta-se como um espaço de mostra de entidades culturais do nosso país ao mesmo tempo que se pretende afirmar como um núcleo de discussão e reflexão sobre o setor, com foco no posicionamento destes agentes face aos desafios do turismo nacional. A par da instituição parceira, que erigiu o projeto em colaboração direta com a Bolsa de Turismo de Lisboa, a Fundação Oriente, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) Centro Cultural de Belém, Parques de Sintra, Fundação de Serralves, Culturgest, Direção Geral do Património Cultural, Museu da Vista Alegre ou Teatro Nacional D. Maria II são algumas das presenças confirmadas na 1º edição da BTL Cultural.

Esta nova área, da maior feira de turismo em Portugal, terá programação B2B nos dias dos profissionais e uma programação específica para o público no fim de semana, que compreenderá miniconcertos, videoarte, leitura de autores portugueses, bailado ou o design de uma peça de joalharia.

O espaço dedicado à cultura terá uma estética diferente do ambiente normal da Feira, apresentando-se de forma circular, permitindo uma visualização 360º, aproximando o público desta montra cultural e das atividades programadas entre 13 e 17 de março.

Fátima Vila Maior, Diretora de Feiras da FIL, destaca “um dos grandes desafios da BTL, ano após ano, é inovar. Nesta edição apostamos numa área dedicada à cultura e à divulgação da oferta cultural e dos seus agentes promotores, Cultura como alavanca de outros tipos de turismo e de público que são necessários atrair para Portugal.  Cultura como forma de afirmação de identidade e daquilo que nos distingue de outros destinos no mundo”.

Por seu lado, Susana Prudêncio, da Fundação Calouste Gulbenkian, defende que “foi com muita satisfação que a Fundação Calouste Gulbenkian recebeu o convite para ser parceira da BTL para este projeto em concreto. As parcerias entre os vários agentes socioeconómicos fazem cada vez mais sentido, especialmente num país como Portugal. O crescimento do Turismo do nosso país traz inevitavelmente novos desafios, também ao setor da Cultura como motor do próprio crescimento turístico, por isso a importância de iniciativas como a BTL Cultural.”