Forte desempenho do Toyota Yaris WRC não é recompensado na Córsega

Na quarta ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA na Córsega, o piloto do Toyota Yaris WRC, Ott Tänak terminou no sexto lugar. Os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing terminaram a prova no top 10 da geral, num evento que prometia muito mais, especialmente devido ao forte desempenho do Toyota Yaris WRC de Tänak, que chegou a liderar, mas que, tal como os seus colegas de equipa, foi prejudicado por paragens forçadas.

Ott Tänak
Forte desempenho do Toyota Yaris WRC não é recompensado na Córsega - ®DR

 

Ott Tänak foi muito rápido nas curvas da Córsega e depois de chegar à liderança, um furo, no sábado à tarde, acabou com as suas aspirações a mais uma vitória. Para além de ser o melhor piloto da Toyota na prova, foi o segundo mais rápido na Power Stage final (a apenas 4,5 segundos do colega Meeke) arrecadando quatro pontos, o que lhe permite ficar a apenas cinco pontos da liderança do campeonato de pilotos. Kris Meeke e Jari-Matti Latvala, que perderam bastante tempo com incidentes no início do rali, terminaram em nono e décimo, respetivamente.

Ott Tänak
Forte desempenho do Toyota Yaris WRC não é recompensado na Córsega – ®DR

Depois de no shakedown o piloto do Toyota Yaris WRC, Kris Meeke, fazer o melhor tempo, a TOYOTA GAZOO Racing estava confiante com o andamento dos três Yaris WRC e, no final do primeiro dia de prova, Ott Tänak estava em segundo da geral a menos de cinco segundos da liderança. Apesar de um forte desempenho no dia de abertura, o exigente evento de asfalto reservava algumas surpresas para o Piloto Estónio. Jari-Matti Latvala estava em sexto quando parou para trocar uma roda na quinta especial do dia, custando-lhe três minutos e deixando-o em 13º.
Kris Meeke perdeu cerca de 50 segundos na especial inicial quando danificou a sua roda dianteira esquerda. Recuperou nas três etapas subsequentes – vencendo uma delas – mas, infelizmente, também na quinta especial do dia alargou a trajetória, batendo com o Yaris WRC num passeio e sofrendo danos na suspensão, o que o levou a perder até ao final do dia quase três minutos, terminando em 16º.

As aspirações à vitória do piloto do Toyota Yaris WRC, Ott Tänak, no rali da Córsega terminaram ao final do segundo dia de prova quando foi obrigado a parar e trocar uma roda, perdendo cerca de dois minutos e passando da liderança do rali para sétimo da geral. Até ao final do dia ainda conseguiu recuperar uma posição terminando em sexto da geral, a 22,4 segundos da frente.
Os três Toyota terminaram no sábado em lugares pontuáveis, com Kris Meeke e Jari-Matti Latvala subindo na tabela de classificação. Meeke, em particular teve um bom dia, conseguindo o tempo mais rápido na décima etapa, acabando o dia em nono e Latvala em décimo.

No domingo, com apenas duas especiais para competir, Kris Meeke poupou os seus pneus na primeira especial e voltou a mostrar a velocidade do Yaris WRC, sendo o mais rápido na Power Stage, conseguindo assim a sua terceira vitória em troços na ilha de Córsega. Os dois pilotos Meeke e Latvala mantiveram as suas posições, numa prova onde a Toyota provou ser rápida mas que acabou por não conseguir traduzir no resultado final.

Classificação final do Rali da Córsega (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 3h22m59.0s
2 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) +40.3s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) +1m06.6s
4 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m18.4s
5 Teemu Suninen/Marko Salminen (Ford Fiesta WRC) +1m24.6s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1m40.0s
7 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC) +2m09.1s
8 Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m39.2s
9 Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) +5m06.3s
10 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +6m44.6s