Em primeiro lugar, a Toyota acaba de anunciar que irá conceder licenças isentas de royalties a perto de 24.000 das suas patentes. (incluindo alguns pedidos pendentes) para tecnologias relacionadas com a eletrificação de veículos. Em segundo lugar, a Toyota irá fornecer apoio técnico baseado em honorários para outros fabricantes que pretendam desenvolver e vender veículos eletrificados com motores, baterias, unidades de controlo e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota, como parte integrante dos seus veículos.
Por fim, ao conceder patentes livres de royalties e fornecer suporte técnico dos seus sistemas de eletrificação de veículos, a Toyota pretende ajudar a promover o uso massificado de veículos eletrificados e, ao fazê-lo, ajudar governos, fabricantes automóveis e a sociedade em geral a alcançar metas relacionadas com as alterações climáticas.
“Com base no grande volume de consultas que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos, de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar tecnologias de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida e outros sistemas, acreditamos que chegou a hora de cooperação”, disse Shigeki Terashi, membro do Conselho e Vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. “Se o número de veículos eletrificados acelerar significativamente nos próximos 10 anos, os híbridos serão a norma, e esperamos desempenhar um papel importante no apoio a esse processo”.
As patentes livres de royalties são relativas a tecnologias avançadas encontradas em veículos eletrificados da marca Toyota e Lexus, particularmente aqueles usados em veículos eletrificados com a tecnologia híbrida (HEV) que ajudaram a Toyota a alcançar um superior desempenho, tamanho reduzido e redução de custos. Mais especificamente, as patentes incluídas são para componentes e sistemas, como motores elétricos, unidades de controlo de potência (PCUs) e controladores do sistema. São tecnologias essenciais, que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de vários tipos de veículos eletrificados, incluindo HEVs, veículos eletrificados com a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) e veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV). No total, a Toyota irá oferecer aproximadamente 23.740 patentes concedidas ao longo de mais de 20 anos no desenvolvimento de tecnologia de veículos eletrificados. O período de concessão começará agora e durará até ao final de 2030. Os contratos para as concessões podem ser emitidos entrando em contato com a Toyota e discutindo termos e condições específicas de licenciamento.
A Toyota já oferece 5.680 patentes relacionadas com veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. Agora, a Toyota adiciona aproximadamente 2.590 patentes relacionadas com motores elétricos, 2.020 patentes relacionadas com PCUs, 7.550 patentes relacionadas com controladores do sistema e 1.320 patentes da transmissão híbrida, 2.200 patentes de carregadores e 2.380 patentes de pilha de combustível (elevando o total de patentes relacionadas com a pilha de combustível para 8.060).
Quanto ao suporte técnico que a Toyota irá disponibilizar baseado em taxas, os detalhes específicos incluem o fornecimento de visões gerais dos sistemas de eletrificação de veículos, guias de controlo e explicações detalhadas dos guias de ajuste para veículos que irão utilizar os sistemas da marca. A orientação que a Toyota irá fornecer, por exemplo, inclui ajudar outros fabricantes de automóveis a alcançar um elevado nível de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível, produção e silêncio, adequados aos veículos que estão a desenvolver. Os serviços serão baseados em contratos e mais detalhes serão fornecidos às partes interessadas.
Ao oferecer patentes livres de royalties e suporte técnico para veículos eletrificados, a marca acredita que existe um grande oportunidade para incentivar o desenvolvimento e a introdução no mercado de veículos eletrificados em todo o mundo, algo que há muito considera uma questão de gestão prioritária baseada na sua forte crença de que os veículos amigos do ambiente só contribuirão para a luta contra as alterações climáticas se forem amplamente utilizados através da redução das emissões de CO2.
Em 2015, a Toyota identificou metas para reduzir a suas próprias emissões e estabeleceu o Desafio Ambiental Toyota 2050, um conjunto de metas de longo prazo para a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos e fábricas. Em 2017, a marca anunciou um plano de vendas para a proliferação de veículos eletrificados que compreendem o período até o final de 2030.