“Ca(o)ntos e Reca(o)ntos da Água” até dia 9 de fevereiro

No âmbito do Projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, Programação Cultural em Rede, a iniciativa que decorre sob o tema “Ca(o)ntos e Reca(o)ntos da Água”, e que se iniciou em 12 de janeiro com o Roteiro das Fontes, tem a sua continuidade nestes dias 1 e 2 de fevereiro.

Lousã
Ca(o)ntos e Reca(o)ntos da Água - ®DR

 

No dia 1 de fevereiro, a partir das 18h, no Lagar Mirita Sales e Núcleo de Gastronomia e Doçaria Tradicionais, decorrerão atividades subordinadas ao tema A Água e o Azeite e que constarão de: “Água conVida” – visita guiada ao lagar de azeite e moinho de pão; e “Vida com água e sabor” – com provas de azeite, provas de pão cozido a lenha e ainda de broa com sardinha. Estas atividades serão dinamizadas pelo GERL (Grupo Etnográfico da Região da Lousã).

Já no dia 2 de fevereiro, a partir das 15h, na Oficina de Segurança, sob o lema “Brincar e Aprender em Torno da Água”, decorrerão algumas atividades, nomeadamente H2O – Histórias na Oficina: Leitura e dinamização do livro «O Segredo do Rio», Ciência aos Pingos – Experiências relacionadas com a Água, Joga e Aprende – Jogos didáticos e pedagógicos, «Movidos pela Água» – Inauguração do Espaço Água com a Mascote Lisa, do Projeto Municipal “Oficina de Segurança”.

Este ciclo dedicado à água, terá o seu culminar no dia 9 de fevereiro com o “Desafio ao Frio”, que será um espetáculo multissensorial “Ca(o)ntos da Água”, e que terá lugar no centro histórico da Vila da Lousã, no Largo da Viscondessa do Espinhal.

Depois do sucesso da edição de 2018, sob o mote da Luz, o Desafio ao Frio deste ano será feito sob o mote da Água e será o culminar de várias semanas de atividades que foram desenvolvidas no âmbito do Projeto 5 municípios, 5 culturas, 5 sentidos: Ca(o)ntos e Reca(o)ntos de Água.
Esta iniciativa contará com a participação de Luís Antero, João Francisco, Academia de Bailado da Lousã, Barraca Preta e grupo “Arte e Dança” da ARCIL será um fim de tarde que nos desafiará os sentidos e em que a água ganhará pleno sentido.

Aceite o Desafio ao Frio e deixe-se seduzir pela água, pelo seu canto, pelo seu encanto, pela sua música, pela música das palavras que a contam, que a cantam, pela sua dança e por quem a dança.

 

 

Fonte: CML