7.º Festival de Sopas de Santiago do Cacém preserva tradição gastronómica

Santiago do Cacém recebe, no dia 9 de fevereiro, a 7.ª edição do Festival das Sopas onde os visitantes podem apreciar entre 40 variedades de sopa, sendo esperado serem servidas mais de 3500 doses. A sopa tem um grande valor cultural, pertence ao receituário tradicional português, revelando um património histórico, etnográfico e social.

Santiago do Cacém
7.º Festival de Sopas de Santiago do Cacém - ®DR

 

O Pavilhão de Exposições de Santiago do Cacém abre portas a partir das 18h30 para receber os apreciadores de sopa, um alimento cujos benefícios nutricionais são bem conhecidos e que com este tempo frio sabe sempre bem, confecionadas por restaurantes, cafés, associações desportivas e culturais, e instituições de solidariedade social.

O Festival de Sopas é uma organização da Paróquia de Santiago do Cacém, do Agrupamento 722 do Corpo Nacional de Escutas, da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesia de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.

A sopa disponibiliza quantidades muito significativas de nutrimentos (vitaminas, minerais), possui ainda substâncias protetoras do nosso organismo, que nunca chegariam a ser absorvidas de outra forma, e de fácil digestão sendo também uma boa fonte de hidratação. A sopa, consumida no início de uma refeição aumenta a produção biliar, reduz os teores de colesterol, promove, também, a libertação gradual de insulina, estimulando o apetite e saciando. Outra das vantagens deste alimento é que em função dos ingredientes pode ser mais ou menos calórica, mais ou menos hidratante, ter mais ou menos sal, ter mais ou menos fibra. Por isso a sopa é o alimento ideal para qualquer idade e para qualquer estado de saúde. Em seu favor tem ainda ser de confeção económica e relativamente rápida, podendo ser preparada antecipadamente e consumida a qualquer hora.