Inaugurada a exposição “Imagens e Memória do Concelho da Calheta”

Foi este sábado inaugurada a Exposição "Imagens e Memória do Concelho da Calheta" na Galeria de Exposições Temporárias do MUDAS.

Madeira, Calheta,
Imagens e Memória do Concelho da Calheta - ®DR

 

A mostra dá a conhecer as memórias antigas do concelho, através de imagens e documentos que dizem respeito a todas as freguesias “é, sem dúvida, um convite ao recordar e ao redescobrir da nossa história, quer junto dos que ainda se lembram destas imagens, na primeira pessoa, quer junto dos que, pela sua idade, não viveram estas experiências mas devem conhecê-las, enquanto parte do seu passado”, sublinhou, na ocasião, a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, que se mostrou altamente satisfeita com a adesão ao evento.

“Estas comemorações [600 Anos] cumprem o seu verdadeiro propósito quando assumem este envolvimento, esta participação ativa e, acima de tudo, esta partilha com a população”, reforçou a governante, acrescentando que é, também, através destas iniciativas que se promove “a defesa da nossa memória coletiva e a sua preservação, de geração em geração”.

Destacam-se, nesta Exposição, fotografias de alguns aspetos do património edificado e da arquitetura da época, já desaparecidos, mas também pormenores de igrejas e capelas, cenas do quotidiano rural e paisagens.

Da documentação exposta destaca-se o treslado da carta de D. Manuel I que torna vila o lugar da Calheta, com o nome de Vila Nova da Calheta, uma reprodução cedida ao ABM pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

As imagens apresentadas são provenientes da Coleção Fotográfica do ABM e do acervo da «Photographia Museu Vicentes» e os conteúdos da exposição são da autoria de Jorge Valdemar Guerra, o grafismo de Leonardo Vasconcelos e as traduções de textos da responsabilidade de Liliana Pestana e Maria da Cunha Paredes.

A mostra, estará patente ao público até 14 de abril, na Galeria de exposições temporárias do MUDAS, resultando de uma parceria entre o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea, sob a chancela das Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.