3.ª edição da Clássica da Arrábida : Palmela na rota do ciclismo internacional a 17 de março

Os grandes nomes do ciclismo nacional e internacional vão passar por Palmela, no dia 17 de março, durante a 3.ª edição da Clássica da Arrábida, que decorre, em simultâneo, com o 5.º Granfondo da Arrábida. As provas foram apresentadas no dia 6 de março, na Casa da Baía, em Setúbal, ocasião em que foi também lançado o Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida.

Clássica da Arrábida
3.ª edição da Clássica da Arrábida - ®DR

 

A Clássica da Arrábida é uma organização conjunta das Câmaras Municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal com a Federação Portuguesa de Ciclismo e com a Lima e Limão Cycling Services. A prova, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e integrada no calendário da União Ciclista Internacional, é um evento-chave para promover Palmela e todo o território da Arrábida como um destino de ciclismo.

Com um percurso de 182,3 quilómetros, caraterizado por subidas curtas e exigentes e troços de terra-batida, a edição de 2019 terá partida no Largo de S. João, em Palmela, às 11h40, e também um Prémio de Montanha em Palmela, às 13h40. Para além destes dois momentos, o público pode, ao longo do dia, acompanhar e torcer pelos atletas em vários pontos do circuito. A prova passa também pela Avenida Luísa Todi, em Setúbal (12h40) e termina no Castelo de Sesimbra (16h00). O pelotão terá 22 equipas, oriundas de sete países (Portugal, Espanha, Rússia, Suíça, Luxemburgo, Grã-Bretanha e Noruega), num total de mais de uma centena e meia de ciclistas.

No mesmo dia, a região é palco da 5.ª edição do Granfondo da Arrábida, que se espera que junte cerca de mil participantes amadores, distribuídos por dois percursos: o granfondo, com 129 quilómetros e um acumulado de subida de 1.700 metros, e o mediofondo, com 89 quilómetros e um acumulado de 1.175 metros. Com partida e chegada em Sesimbra, o Granfondo da Arrábida pretende promover o ciclismo para todas/os.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, não tem dúvidas de que a Clássica da Arrábida é «um projeto que se consolidou» e que se distingue por apresentar uma «nova filosofia de organizar eventos», ao ser «uma corrida que consegue unir três territórios à volta da marca Arrábida».

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, concorda que a prova «afirmou-se, ao longo destes anos, e tem já a sua identidade e marca». A forma como é organizada representa uma «parceria de sucesso», que vai «ao encontro da estratégia do Município de promoção do território Arrábida», realçou. Luís Miguel Calha acredita que esta que é já a «prova rainha do ciclismo na região de Setúbal» tem «todas as condições para continuar a evoluir», desafiando outras entidades a juntarem-se a esta parceria.

«A Clássica da Arrábida é a receita perfeita, pois consegue congregar os melhores ingredientes que estes três territórios têm para oferecer», considera o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, destacando as «condições incontornáveis para a prática desportiva», e do ciclismo em particular, que a Arrábida apresenta.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, esta prova vem «dar notoriedade à marca Arrábida» e é uma forma de, «através do desporto, trazer valor acrescentado à economia destes três territórios».

 

Arrábida já tem Guia de Percursos Cicláveis

A apresentação da Clássica da Arrábida foi também a ocasião ideal para o lançamento do Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida, o segundo a nível nacional, já que só existia um instrumento deste género para a região do Algarve.

O Guia vai permitir a prática de ciclismo na Arrábida com maior segurança, qualidade e conforto, apresentando-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de promoção da região.

Pensado para todas/os as/os utilizadoras/es de bicicleta, o Guia apresenta 13 sugestões de trajetos pelos três concelhos da Arrábida, com quatro graus de dificuldade, assim como os locais de interesse a visitar pelas/os turistas em bicicleta.

Para já, o Guia apenas está disponível em formato digital, no site da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.fpciclismo.pt) mas, em breve, terá também a versão impressa (em português e inglês), distribuída gratuitamente.