Lagoa de Santo André abriu hoje ao mar

A abertura da Lagoa de Santo André, Concelho de Santiago do Cacém, ao mar aconteceu hoje

Santiago do Cacém
Lagoa de Santo André abriu hoje ao mar (foto de 2018) - Duarte Goncalves

A ocasião leva sempre centenas de pessoas à Lagoa de Santo André, e tem-se tornado, ao longo dos anos, numa atração turística quer no dia da abertura como nos dias seguintes.

O momento em que as águas do mar e da Lagoa se encontram entusiasma todos, entre aplausos os surfistas e bodyboarders aproveitam a onda estática, formada pela ligação, e proporcionam um espetáculo único.

Este é um procedimento fundamental do ponto de vista ambiental para a renovação do sistema lagunar de extrema importância para o habitat das várias espécies que aqui vivem, com destaque para os alvins e enguias e as aves migratórias. A abertura da Lagoa de Santo André ao mar visa, ainda, a renovação da água da lagoa, a limpeza e lavagem do seu fundo e a entrada de algumas espécies piscícolas. O processo, outrora feito pela força de “braços e bestas”, foi substituído há vários anos por máquinas.

De salientar que a abertura da Lagoa de Santo André é feita todos os anos numa altura sempre próxima do equinócio da primavera, um processo que está a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, mas que outrora foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e depois da Reserva Natural das Lagoas de Santo André da Sancha.