Pedro Passos, atleta da Fundação AFID, conquista medalha de bronze em Abu Dhabi

Pedro Passos, cliente e atleta da Fundação AFID Diferença no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) recebeu medalha de bronze nas Special Olympics World Summer Games, em Abu Dhabi.

Special Olympics World Summer Games, Abu Dhabi
Pedro Passos conquista medalha de bronze em Abu Dhabi - ®DR

 

Pedro Passos, atleta da Fundação AFID, conseguiu um 3. º lugar, e respetiva medalha de bronze, nos 25 metros mariposa e um 5.º lugar nos 50 metros livres nas Special Olympics World Summer Games que decorrem em Abu Dhabi.

Esta foi a primeira internacionalização de Pedro Passos, atleta e cliente da Fundação AFID Diferença, e participante regular nas provas do Special Olympics das Olimpíadas Especiais Portugal, na modalidade de natação.

“Viver in loco as Special Olympics World Games passa, também, por perceber a dimensão destes eventos e a consciência que o mundo em geral parece ter a propósito da inclusão e nós, em particular, parece que insistimos em ignorar,” acrescenta Ana Ramos, mãe do atleta.

“Em relação ao Pedro, não tenho palavras para descrever o que sinto. Além de ter tido um desempenho brilhante, foi emocionante vê-lo lutar pelos seus resultados, resultados esses que só conseguiu alcançar porque superou as suas marcas pessoais, o que revela bem a motivação pessoal com que aqui está”, conclui.

“Para nós é um orgulho vermos o Pedro a brilhar de forma tão intensa em representação da Fundação AFID e de todas as pessoas com diferença. Ele é um atleta excecional e uma demonstração de que a diferença não é uma desvantagem, mas sim algo que pode levar uma pessoa mais longe,” acrescenta Domingos Rosa, presidente do conselho de administração da Fundação AFID Diferença.

As Special Olympics World Summer Games são um evento desportivo concebido unicamente para as pessoas com deficiência intelectual organizado pelo Movimento das Olimpíadas Especiais. Este ano, decorrem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 14 a 21 de março, com a previsão de participação de 7.000 atletas de 170 países, onde se inclui Portugal, e de cerca de 20.000 voluntários. A Comitiva Portuguesa é composta por 48 elementos, sendo 31 atletas.

Sobre a Fundação AFID Diferença:
A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou em 2018 33 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 13 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) – e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.