“Gravidade em Suspenso”: Sommer Pavilion mostra projeto vencedor

Hoje, dia 5, em Cascais vai ser inaugurado, a partir das 18h00, no Jardim da Parada, a obra arquitetónica designada “Gravidade em Suspenso”, vencedora do concurso internacional de Arquitetura Sommer Pavilion, lançado pela Câmara Municipal de Cascais e integrado na Capital Europeia da Juventude 2018.

concurso internacional de Arquitetura Sommer Pavilion
Gravidade em Suspenso - ®DR

 

No dia seguinte, 6 de abril, será apresentada uma programação artística site specific concebida pela AiR 351. Esta terá início às 15h no Sommer Pavilion e continua na sede da AiR 351 na Av. Vasco da Gama,11.

Sob o tema “Água”, o concurso, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e com a assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS), premiou entre 49 concorrentes, o projeto “Gravidade em Suspenso” da autoria de Inês Abreu Ribeiro, Fernando Coutinho, Alice Clanet-Hallard, Edgar Brito, Flora Di Martino, Iris Kolivanoff, Monika Stredulová,  com produção de ArtWorks e Clanet&Brito.

O objetivo deste concurso foi o de selecionar uma ideia para uma intervenção efémera de arquitetura no jardim da Parada, ao lado da Casa Sommer. Os diversos projetos submetidos foram, entretanto, avaliados por um júri presidido pelo designer francês, mundialmente consagrado, Philippe Starck, residente em Cascais, e integrou ainda o arquiteto Pedro Gadanho, Oya Atalay Franck, Miguel Marcelino, João Veríssimo, Georg Pendl e a vereadora da Câmara Municipal de Cascais Joana Balsemão.

Os pavilhões, da Chuva e do Nevoeiro, que compõem este projeto designado “Gravidade em Suspenso”, procuram oferecer uma experiência máxima da água numa estrutura mínima durante as estações da Primavera e do Verão e estarão patentes até Outubro de 2019.

A cerimónia de sexta-feira contará com as presenças da vereadora Filipa Roseta, a equipa autora do projeto, alguns elementos do jurí e representantes da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.

Será ainda inaugurada uma exposição patente no Jardim da Parada, com a curadoria da arquiteta Susana Ventura, que integra os projetos concorrentes.

PROGRAMA |

INAUGURAÇÃO

05 Abril 2019

18h00 – Inauguração

Vereadora Filipa Roseta

Equipa projetista vencedora do Concurso Sommer Pavilion

Elementos do Júri do concurso Sommer Pavilion

Curadora da exposição de projetos a concurso, Susana Ventura

Representantes da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos

06 Abril 2019

Programa artístico desenvolvido pela AIR 351 a convite da Artworks

15h00Pavilhões, Jardim da Parada

Vittorio Santoro, I WAS / BUT I AM (2019)

A real-time activity for 2 protagonists, 15 min

With Beatriz Batarda and Romeu Runa.

Annabelle Moreau, Les Ephémères (2019)

Words in translation, 15 min

16h00 AiR 351, Av. Vasco da Gama, 11

16h00—17h00: Annabelle Moreau, Drawing in Action (2019)

A real-time activity, ongoing

16h15—16h30: Vittorio Santoro, MAPPING/ERASING (TEXT ON BLACKBOARD) (2018-19)

A real-time activity for 3 protagonists.

With Beatriz Batarda, Romeu Runa and Vittorio Santoro.

17h00-17h45

Conversa com Annabelle Moreau e Vittorio Santoro

conduzida por Maria do Mar Fazenda (em inglês)