VOAR COM OS PÉS BEM ASSENTES NA TERRA! Final Nacional do Red Bull Paper Wings 2019

Depois de seis etapas que percorreram o país em busca dos melhores pilotos, chegou a hora de medir forças na Final Nacional do Red Bull Paper Wings! O encontro está marcado para o próximo sábado (6 de abril), com a ação a decorrer no Almada Forum. É daqui que vai sair a participação portuguesa na Final Mundial, que reúne na Áustria representantes de 64 países.

Paper Wings
Final Nacional do Red Bull Paper Wings 2019 - ®DR/RBCP

 

Mostrando que é possível voar com os pés bem assentes na terra, o Red Bull Paper Wings percorreu o país durante os últimos meses em busca dos melhores pilotos de… aviões de papel! Um conjunto de seis qualificações que arrancaram no Minho e viajaram de norte para sul em direção ao Algarve, com passagem pelo Porto, Lisboa e Almada. Este é um desafio vivido exclusivamente no meio universitário, com um total de 384 instituições envolvidas em 64 países dos quatro cantos do globo.

Apurados os melhores de cada região, a quarta edição portuguesa do Red Bull Paper Wings entrou já em contagem decrescente para o momento mais aguardado: a Final Nacional, onde os eleitos vão “voar” inspirados pela possibilidade de representar o nosso país na Final Mundial. O encontro está marcado para o próximo sábado (6 de abril), a partir das 15 horas, no hangar do Red Bull Paper Wings, no centro gerido pela Multi Portugal, o Almada Forum. Este “voo” terá a duração de cerca de duas horas e vai ser comandado pelo apresentador Fernando Alvim. A entrada é livre.

A competição decorre de acordo com as regras internacionais da Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos do Guinness World Records. Nas categorias Tempo de Voo e Distância de Voo os participantes têm de construir os seus aviões na hora usando para isso folhas A4 com um peso máximo de 100 gramas. Aqui todos os tipos de ajuda ou dispositivos suplementares são proibidos e os vencedores apurados após a respetiva medição e cronometragem (2 tentativas). Apenas na categoria de Acrobacias – que este ano decorre exclusivamente online – os “engenheiros” aeroespaciais amadores poderão utilizar tesoura, cola e outros materiais. Uma das grandes novidades deste ano é a nova App Red Bull Paper Wings, onde se pode aprender muitas dicas e competir num sistema de realidade aumentada.

A final mundial reúne entre 17 e 18 de Maio as equipas vencedoras de cada país e decorre num cenário de sonho para os apaixonados dos céus – o Hangar 7. Situado no aeroporto de Salzburgo (Áustria), esta estrutura de arquitetura vanguardista é um espaço de ação e cultura decorado com uma impressionante coleção de autênticas glórias da aviação de todos os tempos.

Os Campeões do Mundo das várias categorias, incluindo a App Red Bull Paper Wings, vão ser premiados com uma experiência Red Bull numa corrida do calendário da Red Bull Air Race World Championship.

 

FINAL NACIONAL . RED BULL PAPER WINGS 2019

SÁBADO . 15H . ALMADA FORUM . ENTRADA LIVRE

_

CATEGORIA TEMPO DE VOO

Tomás Correia . 19 anos . Guimarães

Rafael Gonçalves . 23 anos . Maia

Fabrício Monteiro . 24 anos . Sintra

Carlos Vasconcelos . 19 anos . Lisboa

Gonçalo Roxo . 22 anos . Carnaxide

Tarik Figueiredo . 21 anos . Faro

_

CATEGORIA DISTÂNCIA DE VOO

Rui Rento . 20 anos . Vila Real

Armando Volta . 24 anos. Santa Maria da Feira

Andreé Miranda . 24 anos . Lisboa

Fabrício Monteiro . 24 anos . Sintra

Nuno Bairrão . 21 anos . Lisboa

Vince Miklos . 20 anos . Faro

_

FINAL MUNDIAL: 17-18 MAIO \ ÁUSTRIA, Salzburgo, Hangar 7