Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento de agitação marítima nas regiões norte e centro

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento excecional das condições de agitação marítima nas regiões norte e centro (acima do cabo Mondego) de Portugal Continental, entre as 06h00 de amanhã, dia 02 de outubro, e as 06h00 de segunda-feira, dia 05 de outubro, provocada pela passagem da depressão ALEX no golfo da Biscaia.

Marinha e agitação marítima nas regiões norte e centro
Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento de agitação marítima nas regiões norte e centro - ®DR

​​A Marinha alerta para a agitação marítima nas regiões norte e centro que será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com altura significativa que poderá atingir os 6 metros e período médio a variar entre os 10 e os 12 segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 60 km/h e rajadas acima de 85 km/h, também do quadrante Noroeste.
Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, alerta-se para o facto do estado do mar apresentar as características de um mar de Inverno e, por isso, os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras. 

Face à agitação marítima esperada nas regiões norte e centro, a Marinha recomenda, sobretudo nas referidas regiões:

– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; 

– Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos; 

– Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima; 

– Evitar a pesca lúdica, mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.​

 

Últimos artigos relacionados com Marinha:

Marinha e Força Aérea resgatam tripulante chinês a mais de 1000 km dos Açores

Mergulhadores da Marinha destroem material pirotécnico

Dois engenhos inativados por mergulhadores da Marinha em Ovar