Fuzileiros portugueses e espanhóis realizam treino conjunto em Tróia

Decorre até dia 15 na zona de Troia e de Pinheiro da Cruz o exercício FTX ISTAR que conta com a participação de fuzileiros portugueses e espanhóis

fuzileiros portugueses e espanhóis
Fuzileiros portugueses e espanhóis realizam treino conjunto em Tróia - ®DR

O exercício FTX ISTAR, que decorre até sexta-feira, 15 de outubro, nas zonas do Ponto de Apoio Naval de Ó e de Pinheiro da Cruz envolve Fuzileiros portugueses e espanhóis (pelotão de reconhecimento da Infantaria de Marinha Espanhola) para além de militares da Força Aérea, para controlo terminal de aeronaves. Ao todo são mais de 100 os militares envolvidos.

O FTX ISTAR envolve diversos meios, nomeadamente viaturas táticas armadas, botes de assalto, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e equipamentos aéreos não tripulados.

fuzileiros portugueses e espanhóis
Fuzileiros portugueses e espanhóis realizam treino conjunto em Tróia – ®DR

O exercício enquadra-se no plano de treino do Batalhão de Fuzileiros N.º 2 e tem como principais objetivos a condução de ações de reconhecimento, enquanto grupo avançado de uma Força Anfíbia. Nesse sentido, estão a ser treinados procedimentos de desembarque em costa aberta, tanto em embarcações de assalto como por natação de superfície e executada a técnica de inserção por meio aéreo na água.

Em prática estão ainda a ser realizadas ações de treino de camuflagem, observação e relato de objetivos, além de manobras de contacto com fogo real e procedimentos de socorro em combate. O exercício irá terminar com uma fase tática onde o treino irá incidir em todas as fases de uma missão de reconhecimento.

A integração de forças congéneres permite incrementar os níveis de interoperabilidade entre fuzileiros portugueses e espanhois, bem como partilhar processos de planeamento e elevar os padrões de prontidão operacionais.

Artigos relacionados:

Imposição das boinas aos novos fuzileiros da Marinha

Fuzileiros regressam a Portugal após participação na Operação “Corymbe” no Golfo da Guiné

Corpo de Fuzileiros celebra 400º aniversário