Fuzileiros regressam a Portugal após participação na Operação “Corymbe” no Golfo da Guiné

Os fuzileiros da Marinha Portuguesa, que participaram na Operação "Corymbe” no Golfo da Guiné, regressaram este sábado a Portugal.

Fuzileiros na Operação Corymbe
Fuzileiros regressam a Portugal após participação na Operação "Corymbe" no Golfo da Guiné - ®DR

O pelotão de 17 Fuzileiros portugueses que que se encontrava há mais de dois meses, a participar na Operação “Corymbe ”, a bordo do navio da Marinha Francesa BPC Dixmude, regressou no passado sábado à noite a Portugal.

Os Fuzileiros da Marinha Portuguesa regressaram após dois meses e meio de participação na operação Corymbe  da Marinha Francesa, onde estiveram embarcados no navio francês “BPC Dixmude”, adiantou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

“Durante este período, militares portugueses e franceses realizaram treino conjunto nas áreas de abordagem, tiro e manobra de embarcações, permitindo melhorar a interoperabilidade entre as duas forças”, salienta o EMGFA em comunicado.

Desde 2016 que Portugal participa nesta operação, que tem como objetivo a promoção da segurança marítima no Golfo da Guiné, através da cooperação entre França e os países africanos.

Em fevereiro, os Fuzileiros portugueses participaram no exercício anfíbio “Xaritoo”, no Senegal, com as forças do Exército senegalês, e em março, no exercício Obangame Express, para promover a segurança marítima no Golfo da Guiné, conduzido pelo Comando Africano dos Estados Unidos.

A cerimónia de receção aos militares, contou com as presenças do subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, contra-almirante Nobre de Sousa, e o Comandante do Corpo de Fuzileiros, Comodoro Silva Ribeiro, entre outras entidades militares.

Artigos relacionados:

Fuzileiros preparam missão em navio francês para apoio à segurança marítima no Golfo da Guiné 

Força de Fuzileiros realiza treino de tiro

Corpo de Fuzileiros celebra 400º aniversário

Imposição das boinas aos novos fuzileiros da Marinha

 

Fonte : NM / Obs