Resgate de seis pescadores ao largo de Portimão

MRCC Lisboa coordenou o resgate de seis pescadores de uma embarcação de pesca, que se encontrava a 50 milhas náuticas a sul de Portimão

Resgate de seis pescadores
Resgate de seis pescadores ao largo de Portimão - ®DR

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou desde ontem à noite uma operação de resgate de seis pescadores, tripulantes de uma embarcação de pesca, que se encontrava a 50 milhas náuticas (cerca de 93 km) a sul de Portimão, sem propulsão e com informação de que se estaria a afundar.

​O alerta foi recebido pelas 22h45, através de uma comunicação de emergência via Rádio da própria embarcação, tendo sido divergidos para a posição do alerta três navios mercantes que navegavam na área e o navio da Marinha Portuguesa NRP Sagitário.

O navio mercante Gaschem Aachem, localizou e procedeu ao resgate dos seis pescadores que aparentavam estarem bem fisicamente. O navio aproximou-se de terra, tendo procedido ao transbordo dos tripulantes para a lancha da Marinha Sagitário, a 12 milhas náuticas (cerca de 22 km) de costa, que, posteriormente, os desembarcou no porto de Portimão na manhã de hoje, não tendo sido necessário prestar assistência médica diferenciada.

 

Sobre o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

aNOTÍCIA.pt