Coração do rei D Pedro pela primeira vez em exposição no Porto, antes de viajar para o Brasil

O coração de D Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público na Irmandade da Lapa, no Porto

Coração do rei D Pedro em exposição
Coração do rei D Pedro pela primeira vez em exposição no Porto, antes de viajar para o Brasil -®DR/CMP

Antes de viajar temporariamente para o Brasil, no âmbito das celebrações do Bicentenário da Independência brasileira, o coração deu rei D Pedro IV estará pela primeira vez em exposição aberta ao público. Este fim de semana, 20 e 21 de agosto, é possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, no Porto.

No sábado, o coração do rei D Pedro irá estar em exposição podendo ser visto entre as 10 e as 20 horas. No domingo, o público tem ainda uma nova oportunidade para visitar a exposição das 10h às 16 horas. A entrada é livre.

Será o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a levar pessoalmente o coração de D. Pedro IV ao Brasil, durante a noite de 21 de agosto, com o apoio da Força Aérea brasileira. Na segunda-feira, o coração chega ao Palácio do Planalto, em Brasília, para ser recebido com “honras militares”. A relíquia participará nas celebrações durante 20 dias, regressando à cidade do Porto no dia 9 de setembro.

A Câmara Municipal do Porto associou-se ao Brasil na celebração do seu Bicentenário da Independência, em nome das importantes parcerias que têm sido estabelecidas ao longo da história e em torno da figura de D. Pedro IV, D. Pedro I do Brasil. A transladação foi acordada por via diplomática, com o apoio do Estado Português. O pedido ao município partiu do embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário. Do lado português, o processo tem sido acompanhado pelo embaixador Francisco Ribeiro Telles, que lidera o programa no Ministério dos Negócios Estrangeiros para as celebrações da independência.

A viagem foi aprovada depois de receber um parecer técnico favorável do Instituto de Medicina Legal do Porto (IML), que pediu o transporte da relíquia em ambiente pressurizado.

O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada “Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, um conjunto de publicações, conferências e visitas.

aNOTÍCIA.pt