Pedro Pablo Pichardo é campeão europeu do triplo salto

Pedro Pablo Pichardo sagrou-se esta quarta-feira campeão europeu de triplo salto em Munique, na Alemanha, ao vencer a final com um salto de 17,50 metros.

Pedro Pichardo é campeão europeu
Pedro Pablo Pichardo é campeão europeu do triplo salto - ®DR (foto de arquivo)

Com um salto de 17,50m, Pedro Pablo Pichardo, sagrou-se esta quarta-feira campeão europeu de triplo salto em Munique, na Alemanha, marca obtida logo ao segundo salto.

Pedro Pablo Pichardo português (nascido em Cuba), de 29 anos, é o mais recente campeão europeu do triplo salto, obtendo assim o título que lhe faltava, depois de se ter sagrado campeão olímpico e mundial.

Logo ao primeiro salto, Pichardo conseguiu superar os 17 metros, com 17,05 e ao segundo chegou à marca que lhe permitiu distanciar-se ainda mais da concorrência, com 17,50 metros. O terceiro salto foi nulo, sendo que Pichardo abdicou do quarto e do quinto salto, antes de tentar um novo recorde à sexta tentativa. No entanto, também este último salto foi considerado nulo.

Pichardo ficou muito perto do recorde do Mundo no último salto. A chamada do salto foi imperfeita por escassos centímetros, o que fez o atleta perde a hipótese de bater os 18.29 metros de Jonathan Edwards e fazer história em Munique.

Em menos de um ano, o atleta do Benfica juntou o título europeu, agora conquistado, à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e ao também primeiro lugar nos Mundiais de Atletismo, em julho último. Mesmo longe da melhor marca do ano (17.95), o salto de Pichardo, 17.50 metros, foi mais do que suficiente para bater a concorrência.

O atleta do Benfica, campeão olímpico há um ano, em Tóquio, e campeão mundial no passado dia 23 de julho, em Eugene, Estados Unidos, sucedeu a Nelson Évora, que detinha o título europeu desde 2018, ao atingir os 17,50 metros no seu melhor salto.

Tiago Pereira, o outro português em prova, acabou no oitavo posto.

Para Portugal foi a segunda medalha do atletismo nos Europeus que juntam várias modalidades em Munique, depois da prata de Auriol Dongmo no lançamento do peso. As equipas nacionais têm ainda um ouro no ciclismo de pista, com Iúri Leitão.

aNOTÍCIA.pt