Tradição com Sabor a Futuro é o tema Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

A 42.ª edição, do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, tem como tema a “Tradição com Sabor a Futuro”.

Festival Nacional de Gastronomia
Tradição com Sabor a Futuro é o tema Festival Nacional de Gastronomia de Santarém -©Joaquim Machado

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o mais representativo e antigo festival gastronómico em Portugal, que decorre entre 27 de outubro e 5 de novembro, tem como tema a “Tradição com Sabor a Futuro”. A curadoria do evento está a cargo Rodrigo Castelo, embaixador para a gastronomia de Santarém e chef do premiado restaurante Ò Balcão, já vencedor de um Garfo de Prata.

Gastronomia, artesanato e diversos momentos de animação são alguns dos destaques da 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que decorre entre 27 de outubro e 5 de novembro e conta pela primeira vez na organização com associações e instituições do concelho. Sob o mote “Tradição com Sabor a Futuro”, esta edição pretende preservar e celebrar as tradições culinárias e gastronómicas do país, aliadas à inovação e modernidade na cozinha.

O Festival Nacional de Gastronomia, na Casa do Campino, em Santarem, vai ter a participação de 30 produtores agroalimentares, 20 doçarias, 18 stands comerciais e institucionais, 30 artesãos, oito restaurantes permanentes, diversas demonstrações gastronómicas.

O Festival conta ainda com a presença de nove regiões de vinhos, na Praça Confagri, uma zona dedicada ao vinho (AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho), duas cozinhas para demonstrações gastronómicas, espaço de petiscos com chefs de renome e uma área de banquetes com conceituados chefs.

Entre as novidades da edição deste ano está a apresentação da Carta Gastronómica para o Concelho de Santarém. Destacam-se nesta edição duas zonas dedicadas à restauração com conceitos distintos que cruzam tradição e modernidade, uma área com quatro restaurantes em que consagrados Chefes de cozinha apresentam um novo olhar sobre a gastronomia portuguesa e outra onde voltam a apresentar-se alguns dos mais icónicos restaurantes de base tradicional do nosso país.

Os restaurantes participantes são Académico (Bragança), Do Dia Pra Noite (Madeira), O Lampião (Évora), Aleluia (Oeste), O Costa (Vila Real), Tentações da Montanha (Boticas) e o Torres (Vila Verde).

No evento, destaca-se o espaço dedicado aos petiscos preparados por conceituados chefes nacionais que, rotativamente, vão ocupar quatro espaços disponíveis. A preparar petiscos, estão entre outros, Hugo Freitas Araújo, Aurora Goy, Angélica Salvador, David Jesus, Ana Moura, Nikita Polido, António Queirós Pinto, Lídia Brás, Rui Sequeira, Luis Gaspar, Vitor Adão e Tiago Penão. Tal como na última edição, estão agendados quatros banquetes que garantem jantares únicos assinados pelos chefs Marlene Vieira (28 de outubro), Paulo Morais (31 outubro), Louis Anjos (3 de novembro), e Arnaldo Azevedo (4 de novembro).

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém decorre na Casa do Campino, entre 27 de outubro e 5 de novembro, entre as 12h00 e as 00h00 (no último dia encerra às 19h00). De segunda sexta-feira, até às 18h00, a entrada é gratuita. A partir dessa hora o acesso custa €2,50, valor também para sábados, domingos e feriados.

Para os banquetes é necessário reserva, que podem ser efetuadas através do email [email protected].

aNOTÍCIA.pt