A ViniPortugal vai regressar ao Brasil nos dias 22, 24 e 29 Agosto, com o “Roadshow 2022 – Vinhos de Portugal” que passará por 3 cidades brasileiras. Florianópolis, Curitiba e Recife vão receber provas de vinhos de produtores portugueses, direcionadas a profissionais e consumidores locais. A iniciativa está inserida no plano de promoção da ViniPortugal para este ano e tem como principal objectivo criar novas oportunidades de negócio.
No Brasil, a ViniPortugal irá apresentar aos visitantes do “Roadshow 2022 – Vinhos de Portugal” a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos portugueses, através da degustação de 190 rótulos presentes, mas não só. Portugal, os produtores nacionais, mas sobretudo os seus rótulos vão destacar-se no Brasil durante 3 dias, onde os “Vinhos de Portugal” darão a conhecer as variedades mais utilizadas na sua produção, onde na categoria tinto Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira, Aragonez, Baga e Castelão vão brilhar. Já as castas brancas a evidenciarem-se serão a Alvarinho, Arinto, Encruzado e Fernão Pires.
Para além das provas, está ainda prevista a realização de um seminário por cidade. No dia 22 de agosto, o evento arranca em Florianópolis, que contará com uma masterclasse guiada por Eduardo Araújo. Na sequência, o dia prossegue com a prova de vinhos, onde serão apresentadas as particularidades que Portugal oferece, entre as mais de 250 uvas autóctones do nosso país. No dia 24, o “Roadshow 2022 – Vinhos de Portugal” chega a Curitiba, cidade que terá Sandra Zottis como oradora de um seminário exclusivo. O último destino do evento é o Recife, paragem agendada para dia 29. Nesta cidade, os participantes vão contar com uma masterclasse orientada por Murilo Guimarães Filho.
As provas nestas cidades do Brasil têm vindo a ganhar dimensão e notoriedade e são por isso uma excelente plataforma de negócio para os produtores portugueses, tendo em 2021 participado no Roadshow, 380 profissionais e cerca de 160 consumidores, um número que a ViniPortugal pretende superar nesta edição.
A posição de Portugal no mercado brasileiro tem crescido a cada dia e se retirarmos o efeito do Vinho do Porto, o Brasil é o 1º mercado de destino, em valor e em volume, dos vinhos portugueses (fonte ViniPortugal/2021). Atualmente, a ViniPortugal comunica em mais de 20 mercados internacionais, sempre com o intuito de destacar os vinhos nacionais e reforçar Portugal enquanto um produtor de excelência do sector.