GALERIAS ROMANAS DA RUA DA PRATA REABREM AO PÚBLICO

A EGEAC e o Museu de Lisboa abrem, pela primeira vez este ano, as galerias romanas de Lisboa, no âmbito da programação Lisboa Por Dentro, da EGEAC. Nos dias 6, 7 e 8 de abril, as galerias receberão cerca de três mil visitantes e as inscrições já estão esgotadas.

Esta estrutura romana, descoberta no subsolo da Baixa de Lisboa, em 1771, na sequência do Terramoto de 1755 e posterior reconstrução da cidade, tem sido objeto, ao longo do tempo, de múltiplas interpretações quanto à sua função original. Atualmente, teses quase unânimes avançam a possibilidade destas galerias romanas terem sido um criptopórtico, solução arquitetónica que criava, em zona de declive e de pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grande dimensão, normalmente públicos. 

No início do séc. XX, estas galerias ficaram conhecidas como as “Conservas de Água da Rua da Prata” por serem utilizadas pela população como cisterna. 

Hoje, o monumento romano, quando se encontra fechado, tem um nível de água superior a um metro de altura, proveniente de lençóis freáticos que correm por baixo de Lisboa, havendo por isso necessidade de uma operação de bombeamento da água para possibilitar a visita ao seu interior e ainda uma limpeza posterior para que as visitas se realizem em segurança.

Em setembro de 2017, as Galerias Romanas da Rua da Prata voltarão a receber visitas em data a anunciar no site e facebook do Museu de Lisboa.