MUSEU QUINTA DAS CRUZES REABRE AO PÚBLICO, COM 7 NOVAS PEÇAS EM EXPOSIÇÃO

O Museu Quinta das Cruzes reabre ao público, nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, no seu horário normal de funcionamento, após o encerramento temporário de cerca de 6 meses, devido a obras de reforço das fundações e consolidação estrutural do corpo sul do edifício principal e arcaria do século XVII. Intervenção levada a cabo pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da PATRIRAM.

MUSEU QUINTA DAS CRUZES
MUSEU QUINTA DAS CRUZES REABRE AO PÚBLICO - ®DR

 

Uma reabertura que se associa à integração, pela primeira vez e ao longo do percurso da Exposição permanente, de 7 peças que foram adquiridas, entre 2016 e 2017, pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, as quais vieram valorizar, significativamente, o espólio artístico da Região.

O circuito normal da Exposição permanente foi restabelecido com a reabertura das salas de exposição 1 e 2, do 1.º piso do edifício principal, sendo que, nesta última, estará patente um núcleo expositivo constituído por desenhos e aguarelas da Madeira dos séculos XIX e XX, com especial relevo para 3 aguarelas atribuídas a Frank Dillon (Londres, 1823-1909) e uma pintura a óleo sobe tela de Eduard Hildebrandt (Danzig, 1817 – Berlim, 1868), intitulada “Senhora em rede em frente à Fortaleza do Pico de S. João”, datada entre os anos 1849-1850, que consiste num importante documento iconográfico do Funchal oitocentista e num registo romântico da passagem pela Ilha da Madeira que o artista realiza nesse período.

Merece ainda particular referência a aguarela “Vista da baía do Funchal – Santa Luzia” de Ella Du Cane (Tasmânia/ Austrália, 1874 – Inglaterra, 1943), datada de 1909, cedida temporariamente ao Museu Quinta das Cruzes, proveniente de coleção particular.

Refira-se que o Museu Quinta das Cruzes estará aberto de terça-feira a domingo, entre as 10.00 horas e as 12.30 horas e, na parte da tarde, entre as 14.00 horas e as 17.30 horas, com entrada gratuita aos domingos.