Serralves dá início ao ciclo internacional Pluralizando o Antropoceno com o tema – A Sustentabilidade de Tudo

"A Sustentabilidade de Tudo", é o tema com que Serralves dará início na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 18h00, ao Ciclo Internacional "Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI".

Serralves a Sustentabilidade de Tudo
Serralves dá início ao ciclo internacional Pluralizando o Antropoceno com o tema – A Sustentabilidade de Tudo - ®DR

No próximo dia 15 de fevereiro, Serralves dará início ao Ciclo Internacional “Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI”, com o tema  “A Sustentabilidade de Tudo”.

O ciclo online, pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI apresentará, ao longo de seis sessões, um conjunto de reflexões protagonizadas por grandes personalidades internacionais relevantes, do campo das humanidades e das ciências contemporâneas comprometidas com uma visão mais plural dos debates em redor do Antropoceno e das grandes questões de resiliência, adaptação e luta pela justiça ambiental.

A sessão “A Sustentabilidade de Tudo”, que decorrerá online nos canais de Serralves, tem como orador Tim Ingold, professor emérito de Antropologia Social da Universidade de Aberdeen, Escócia, sob a moderação de Gonçalo Santos, professor auxiliar de Antropologia Sócio-Cultural e investigador integrado do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra.

A sustentabilidade, tema que será objeto desta primeira sessão, está relacionada com a continuidade da vida e não com a obtenção e manutenção de um estado estático. Que tipo de mundo então, tem um lugar para tudo e para todos, quer agora, quer num futuro indefinido? E como é que podemos fazer com que isto aconteça?  Estão são algumas das questões alvo de reflexão nesta sessão.

A noção do Antropoceno extravasou das ciências geofísicas para as humanidades, ciências sociais, artes, e media, desencadeando um vasto debate global sobre o futuro da vida no planeta. A nossa espécie transformou-se numa das forças geofísicas mais potentes do planeta e as nossas atividades estão a levar-nos a crescentes incertezas ambientais.

O uso do termo Antropoceno para denominar esta nova era de incertezas, abriu um novo campo de conversas multidisciplinares e interdisciplinares sobre as relações dos seres humanos com o ambiente no século XXI, mas também gerou um entendimento monolítico do Antropoceno como uma experiência humana unificada.

A organização do ciclo Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI é fruto de uma parceria entre a Fundação de Serralves e o Research Centre for Anthropology and Health (CIAS), o Sci-Tech Asia e o Departmento de Life Sciences da Universidade de Coimbra  e o Centre For Functional Ecology.

Do elenco de oradores do ciclo Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI fazem parte, para alem de Tim Ingold, a antropóloga Anna Tsing, da Universidade da California (01 de março), o também antropólogo e zoólogo Agustín Fuentes da universidade de Princeton (18 de março),  Helena Freitas, Coordenadora geral do Parque de Serralves e Professora de de Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra e na cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação da mesma universidade(15 de abril), Judith Shapiro, antropóloga e académica da American University e Yifei Li, também académico e professor da Universidade de Nova Iorque (26 de abril), fechando o ciclo com Michael Herzfeld, antropólogo e professor das Universidades de Harvard, Leiden, Xangai e Melbourne (10 de maio).

A moderação destas seis sessões caberá aos antropólogos, professores da Universidade de Coimbra e curadores deste ciclo, Ana Luísa Santos e Gonçalo Santos.

O acesso é gratuito, embora as inscrições sejam obrigatórias. O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições.

O programa completo, poderá ser consultado aqui

Artigos relacionados com “Serralves dá início ao ciclo internacional Pluralizando o Antropoceno com o tema – A Sustentabilidade de Tudo”: 

SOLE – Serralves On Line Experience, leva Serralves ao seu público